Realizado pela primeira vez de forma presencial pós-pandemia, a 3ª edição do Congresso da Jovem Advocacia de Guarulhos ‘Acelera Jovem’ recebeu mais de 350 pessoas no último sábado, 29, no Teatro Padre Bento, um dos marcos simbólicos da cidade. O congresso é uma iniciativa da Comissão de Introdução à Advocacia e da Comissão da Jovem Advocacia, ambas da Subseção de Guarulhos. No evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento em temas emergentes para a advocacia, como marketing jurídico e novas tecnologias, e questões para quem está no início da carreira, como técnicas de oratória e empreendedorismo.
A estudante do 3º ano de Direito, Ana Beatriz Fernandes, que comparecia ao congresso pela primeira vez, estava ansiosa pela jornada de aprendizado. “Estou esperando aprender um pouco mais sobre advocacia em si. Eu sou estagiária hoje, e os advogados do escritório me inspiram muito. O meu maior interesse é voltado para a tecnologia. Mesmo atuando na área criminal, eu vejo que todas as áreas estão ligadas à LGPD e essas normas”, revelou a futura advogada.
Primeiro palestrante do dia, Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, comentou sobre o perfil do advogado paulista para justificar a importância do evento. “Hoje, em São Paulo, mais de 50% dos advogados têm até 40 anos. Portanto, são advogados jovens. Temos que dar conta de trabalhar e criar oportunidades para a Jovem Advocacia participar da instituição, trazendo suas ideias e demandas. Esses eventos são muito importantes, pois abrem espaço para aqueles que têm mais dificuldade de acessar a profissão. Essas oportunidades são fundamentais para não perdemos a conexão com a maioria da profissão”, pontuou Sica.
Sica também falou sobre a relevância do tema da sua palestra ‘Sustentação Oral nos Tribunais’. “A função principal do advogado é convencer do direito de seu cliente. A maneira eficaz de convencer e se comunicar com eficiência. Vamos trocar algumas ideias sobre comunicação persuasiva na advocacia, para empoderar os advogados a serem mais eficientes no dia a dia”, concluiu o vice-presidente da Secional.
Além dos palestrantes, o evento contou com a presença do diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues. Ex-presidente da Subseção de Guarulhos, Domingues mostrou sua satisfação com a realização do evento, parabenizando os organizadores. “Para mim é uma alegria estar em Guarulhos, minha cidade, vendo que a jovem advocacia está sendo cuidada pela OAB. Guarulhos sempre foi um celeiro de projetos para os novos advogados e a Comissão da Jovem Advocacia sempre se destacou. A diretoria da Subseção de Guarulhos vem fazendo um trabalho brilhante”, comentou Domingues.
O atual presidente da OAB Guarulhos, Abner Vidal, ressaltou a relevância do evento, principalmente aos que estão iniciando a carreira. “Esse Congresso da Jovem Advocacia traz noções sobre marketing jurídico, prospecção de clientes e técnicas de oratórias. Assuntos extremamente relevantes para quem está no início da carreira”, apontou Vidal.
Nota de Pesar - José Eduardo Dias Collaço
A OAB SP presta suas condolências à família, aos amigos e colegas de profissão