Igualdade Racial

01 de julho de 2024 - segunda

Feira de Inclusão e Empregabilidade da OAB SP registra vagas de emprego ofertadas por 18 empresas

Evento repete o sucesso do ano passado, com palestras e oficinas, além de oportunidades para bolsas de estudos


Por meio de sua Comissão Permanente de Igualdade Racial, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo) realizou nos dias 28 e 29 de junho a 2ª edição da Feira de Inclusão e Empregabilidade. O evento contou com a parceria de 18 escritórios de advocacia, que disponibilizaram para o público da feira, formado por estudantes, recém formados no direito e profissionais em busca de oportunidades, vagas de trabalho e estágio, além de bolsas de estudo, informações e consultorias úteis para auxiliar na carreira.

Além dos membros da Comissão Permanente de Igualdade Racial, presidida pelo advogado Irapuã Santana, a Feira teve a participação da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini e da secretária-geral adjunta Dione Almeida. Entre os palestrantes estiveram Alexandra Loras, especialista em treinamentos corporativos de diversidade, inclusão e equidade de gênero e investidora; Flávio Tartuce, diretor-geral da ESA (Escola Superior de Advocacia da OAB SP,  pós-doutor e doutor em Direito Civil; e José Vicente, advogado e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Dione Almeida abriu o primeiro dia do evento com uma fala na qual ratificou o compromisso da OAB SP na promoção e defesa da igualdade de raça e gênero no mercado de trabalho jurídico. “Sabemos que as questões históricas ocorridas em nosso país deixaram o povo negro em desvantagem. Por isso, ações e políticas reparadoras se fazem necessárias e temos agido neste sentido, por meio de um evento como este e de várias outras iniciativas”, comentou. A secretária-geral adjunta destacou a criação do selo Promove Mulheres Advogadas, que tem o objetivo de viabilizar a contratação e a ascensão das carreiras femininas dentro dos escritórios, já tendo premiado vários na capital.

Os trabalhos do segundo dia da Feira foram abertos por Patricia Vanzolini, que em seguida ministrou uma oficina de peças do direito penal. Em seu discurso de abertura, a presidente da OAB SP pontuou o posicionamento da Secional paulista no combate a todo tipo de discriminação. “Não basta não promover discriminação. Temos que fazer uma lição de casa muito bem feita, com políticas afirmativas e atitude proativa no sentido de que cada advogado e advogada seja tratado da mesma forma e com igualdade de oportunidades e condições de trabalho”, enfatizou”.

O presidente da Comissão Permanente de Igualdade Racial, Irapuã Santana, destacou o esforço empenhado pela comissão para conseguir boas parcerias de empresas. “Fomos de porta em porta buscando esse apoio e valeu muito a pena, pois é uma felicidade poder ajudar estudantes e profissionais a darem um passo a mais em suas carreiras”, afirmou.

A Feira de Inclusão e Empregabilidade teve como objetivo derrubar barreiras do racismo no mercado de trabalho, aproximando empresas de estudantes e profissionais.

A ação de inclusão racial, social e de gênero promovida pela OAB SP por intermédio da Feira foi reconhecida e premiada pela ONU. Pela realização da primeira feira, no ano passado, foi conquistado o prêmio Pacto Global da Organização das Nações Unidas, na categoria “promoções de educação, capacitação e desenvolvimento de pessoas negras e indígenas dentro da organização". A premiação foi destacada por Irapuã Santana em discurso proferido na cerimônia de abertura do segundo dia da feira. Ele lembrou que o Pacto Global premia “boas práticas de empresas e instituições com metas dos Movimentos de Direitos Humanos da estratégia Ambição 2030” e que a Comissão Permanente de Igualdade Racial da OAB SP tem trabalhado “incansavelmente” rumo a essa direção.

Informações e experiências compartilhadas

Levar ao público informações valiosas e experiências inspiradoras de grandes profissionais que conseguiram, com seu trabalho, ganhar destaque no mercado foi um dos objetivos da Feira de Inclusão e Empregabilidade, tarefa cumprida com êxito nas palestras e oficinas disponibilizados.

A palestrante Alexandra Loras abordou questões relativas à autoestima e empoderamento, principalmente de mulheres negras, e chamou a atenção para a importância de se adequarem a protocolos como vestimenta adequada e formação. A empresária ainda deu dicas sobre uso de redes sociais para network e promoção pessoal.

Flávio Tartuce contou um pouco de sua trajetória de vida, passando por seu início de carreira, como se transformou em um escritor e em uma referência no direito civil.

Já José Vicente narrou os desafios de constituir a primeira universidade 100% criada e administrada por negros e negras e focada ao combate ao racismo. Ele ressaltou a importância dos profissionais negros preencherem as cotas conquistadas em instâncias como a judicial, por exemplo, e mesmo as que existem em universidades voltadas à docentes. Vicente ainda lembrou da luta para que o 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, se tornasse um feriado nacional.

Confira aqui a relação completa dos palestrantes que participaram da segunda edição da feira.

Oportunidades para emprego e estágios

TWK Advogados. Foto: Divulgação/OAB SP

Consoante a política de inclusão racial, social e de gênero, visando igualdade de oportunidades e tratamento para todos os advogados e advogadas, como prevê a OAB SP, os 18 escritórios de advocacia de diferentes áreas de atuação que participaram da 2ª edição da Feira de Inclusão e Empregabilidade disponibilizaram oportunidades e bolsas de estudo.

O TWK Advogados apreciou a possibilidade de uma interação direta com as pessoas, proporcionada pela Feira. “Acho que estamos acordando para essa questão de inclusão. Os sócios até então não tinham um direcionamento sobre como proceder na prática para adotarmos uma política mais inclusiva. Entendemos que é um caminho longo, mas estamos trilhando com empenho e com grande interesse em participar de iniciativas como esta”, comentou Karoline Oliveira Gomes, representante da empresa.

Já o Zambo Advogados viu na Feira uma chance de expandir a política de inclusão social, racial e de gênero adotada pelo escritório. “Estamos expandindo nossos serviços. Logo, poder conversar com pessoas que possam se encaixar nas oportunidades que temos, e mesmo criar um banco de currículos para vagas futuras, é maravilhoso”, afirmou.

A expectativa das empresas foi também a dos participantes da feira que foram em busca das oportunidades oferecidas, como o estudante de direito Caio Santos da Cruz, que tem interesse em estágio e emprego. “Gostaria de uma posição como auxiliar jurídico, algo do tipo”, disse. Para a advogada Alcione Pereira Santos, o evento foi importante para fazer network e também procurar trabalho fixo em algum escritório. “Embora eu já trabalhe como autônoma, gostaria de algo mais firme neste momento, para melhor me organizar profissional e financeiramente”, explica.

Michele Aparecida Souza Costa, da Zambo Advogados. Foto: Divulgação/OAB SP

Além dessas, as demais empresas que estiveram na Feira foram: LJ SIC, Balera Advogados, VPBG Advogados, Trench, Rossi e Watanabe, BFBM Advogados, Mattos Filho Advogados, BRATAX Advogados, Zambo Advogados, VLM Advogados, LBCA Advogados, Schneider Pugliese Advogados, Barcello Tucunduva Advogados, CMT Advogados, Ribeiro Costa Advocacia, Demarest Advogados, Lefosse Advogados, Peck Advogados.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.


pub

Mais Notícias




pub
pub