Direitos Humanos

03 de julho de 2024 - quarta

Confira lista de aprovados para participar do I Moot da OAB SP

Equipes não aprovadas têm até sexta-feira (05) para regularizar suas inscrições

Acaba de ser divulgada a lista de equipes de estudantes de Direito aprovadas para participar do I Moot da OAB SP “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. A competição acadêmica, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, consiste na proposição de casos fictícios, para que os times de diferentes instituições de ensino preparem argumentos escritos e orais em defesa das partes.

Ao todo, 32 grupos foram selecionados para representar suas faculdades na disputa. Confira a relação completa aqui. As equipes não aprovadas têm até às 23h59 de sexta-feira (05) para regularizar suas inscrições por meio deste formulário. O cronograma do I Moot prevê a entrega dos memoriais em 1º de agosto e as rodadas orais, de 10 a 13 de setembro.

A competição, desenvolvida pelas comissões de Direitos Humanos e de Ensino Jurídico da Ordem paulista, celebra os 75 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelas Nações Unidas. Os casos fictícios, também divulgados nesta quinta-feira (3) estão descritos aqui, As situações propostas abordam oito temas: A República Federativa de Serenia; O Centro Econômico de Serenia; Instabilidade Econômica e Política; Tensões Territoriais Históricas; A República Slavaria; Visão Expansionista e Armentista; A República de Arawakia. (RAWK); e Expansionismos e Conflitos.

Com a dinâmica, a Ordem paulista busca contribuir para a consolidação da cultura de difusão, preservação e ampliação dos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, especialmente a partir do domínio do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.