
O programa "Turbinando a Carreira", da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), atua com o intuito de promover novas ideias e práticas na área jurídica, além de fortalecer as ações da Secional Paulista e promover o conhecimento sobre empreendedorismo jurídico. Pensando nisso, o marketing jurídico é cada vez mais necessário para advogados e gestores de escritórios de advocacia terem uma carreira de sucesso.
O marketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática em uma empresa com ou sem fins lucrativos por todos que a constituem, consequentemente envolve toda uma organização e seus colaboradores, repleto de conceitos e métodos variados. Ele se concentra estrategicamente nos relacionamentos que uma empresa estabelece com seu mercado. Particularmente o marketing jurídico é uma estratégia para divulgar serviços, especialmente devido à concorrência crescente, levando muitos profissionais a investir em ações de marketing, especialmente em redes sociais.
A atuação publicitária no âmbito jurídico visa fortalecer a imagem dos advogados, mas precisa estar em conformidade com as normativas do Código de Ética e Disciplina da OAB.
Para praticar uma comunicação jurídica, é possível criar textos e artigos informativos, desde que se respeitem as seguintes condições:

A LGPD (A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) também deve ser levada em consideração em dois pontos, o primeiro deles é a transparência para garantir que o usuário esteja seguro, e o segundo é a base legal, ou seja, o consentimento daquele usuário para receber a comunicação.
Todos esses regulamentos objetivam preservar a sobriedade profissional, impedir a captação indevida de clientela e evitar a mercantilização da advocacia. Conhecer essas normas é fundamental para não cometer infrações disciplinares.
Apesar das restrições em relação à publicidade no direito, é possível desenvolver estratégias digitais elaboradas para divulgar o negócio, trabalhar a presença de marca e captar clientes.
Ações de comunicação podem ser aplicadas das seguintes formas:

O marketing jurídico pode e deve ser utilizado pelo advogado no meio profissional desde que toda ferramenta de divulgação seja aplicada de forma equilibrada e ética, prezando sempre pela qualidade e assim levando ao público a austeridade que o serviço jurídico impõe dentro dos meios legais.
O uso adequado dessas ferramentas é fundamental para alcançar o público-alvo de forma eficaz e sem comprometer a integridade da profissão.
Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.