Oficina da Advocacia

16 de julho de 2024 - terça

Conheça o programa da OAB SP que ajuda o advogado no início da carreira

Iniciativa inédita no País, o Oficina da Advocacia orienta recém-formados a conhecerem melhor o mundo jurídico

A secretária geral adjunta da OAB SP Dione Almeida dá aula de Ética na Oficina da Advocacia Foto: Reprodução

 

Acolher e orientar o advogado que acabou de receber a carteira da Ordem. Este é o objetivo do Oficina da Advocacia, programa criado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP). A iniciativa é inédita no País e tem ajudado milhares de recém-profissionais todos os anos. 

Com a Oficina, os recém-ingressos na OAB SP podem entender como funciona o universo da advocacia. Segundo o coordenador do projeto, Eduardo Ferrari, a ideia é trazer acolhimento humanizado e fazer um elo entre a OAB, a sociedade e os advogados. “Muitas pessoas recebem a carteira e não sabem por onde começar. A ideia é dar esse norte e mostrar que a nossa instituição está ao lado dos profissionais no início da carreira”.

Neste segundo semestre de 2024, o curso foi repaginado e agora oferece novos conteúdos para apoiar ainda mais os jovens advogados e advogadas.  São disponibilizadas 17 aulas gravadas com conteúdos específicos, tratando de temas práticos, direitos e objetivos. 

Cada aula tem 25 minutos de duração e trazem os temas: o Sistema Ordem (Patricia Vanzolini); a  Advocacia dos Tribunais Superiores: (Leonardo Sica) a CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Adriana Galvão); a ESA – Escola Superior de Advocacia (Flávio Tartuce); a OABPrev (Daniela Magalhães); as Prerrogativas I e II (Alexandre de Sá Domingues); a Ética I e II (Dione Almeida); as Sociedades de Advocacia (Flavio Paschoa); o Empreendedorismo (Tirso Meireles - Sebrae); a Gestão de Escritórios (Luis Chacon); o Marketing I e II (Cecília Cavazzani e Affonso Pacileo);  Processo Eletrônico I e II (Robson Nunes); a Advocacia Assalariada (Erazê Sutti) 

O coordenador do projeto explica que é importante que todas as aulas sejam assistidas até o final e validadas. “Ao final de cada módulo, o profissional terá que responder a uma ou duas perguntas. Não é uma avaliação. É apenas para seguir para o próximo tema e, no final dos 17 módulos, receber um certificado”. 

Ferrari lembra que esses vídeos não estão disponíveis no YouTube. “É um conteúdo específico e direcionado à Jovem Advocacia. Para ter acesso, é preciso ter um login e uma senha, entregues no dia em que o profissional recebe a carteira da Ordem”, explica.

A Oficina da Advocacia é algo revolucionário, pois, além de acolher a Jovem Advocacia, disseca de forma clara e objetiva o Universo OAB, esclarecendo inúmeras dúvidas, e desperta no advogado o interesse em buscar mais informações sobre a Instituição.

 

 

Como acessar ao conteúdo 

O interessado deve acessar a página da OAB SP (www.oabsp.org.br) e clicar no cadeado que fica no canto superior direito do site. Ele será direcionado a uma área restrita onde deve entrar com seu número de inscrição e a senha. 

Após o login, será aberta uma página com uma série de ferramentas disponíveis. Basta clicar na Oficina da Advocacia e o usuário será conduzido para dentro da plataforma, com acesso a todo o conteúdo on-line. 


 


pub