Sociedades De Advocacia

17 de julho de 2024 - quarta

Ordem paulista faz mais uma rodada do OAB in Company

Projeto, de iniciativa das comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos, busca maior aproximação com o ambiente corporativo

Em mais uma agenda focada em estabelecer um diálogo mais próximo com a advocacia, o Projeto OAB in Company visitou nesta quarta-feira, 17, o escritório Olimpio de Azevedo Advogados Associados, situado na região central da capital. De iniciativa das comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), o projeto busca  estabelecer conexões mais próximas entre a entidade e profissionais que atuam em diversas áreas do Direito no ambiente corporativo.

Com atuação de 42 anos, o escritório possui estrutura societária familiar, conta com mais de 250 profissionais e é especializado nas áreas de contencioso cível, consumidor, seguros, trabalhista e contencioso de crédito.

Patricia Vanzolini, presidente da Ordem paulista, e Flavio Paschoa, presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da Secional, foram recebidos pelos sócios Flávio Olimpio, Rafael Olimpio e Eliseu Alves de Melo, e pela coordenadora, Lívia Selari Crepaldi. Além deles, parte do time de profissionais da banca acompanhou o encontro presencialmente e via on-line. Os representantes da OAB SP apresentaram um resumo da estrutura da Ordem e os esforços que vêm sendo empenhados desde 2022 para promover avanços nos trabalhos e serviços à advocacia.

Vanzolini ressaltou a importância da qualificação profissional e pontuou ações da OAB SP voltadas à especialização de jovens advogados, como a Oficina da Advocacia e os cursos oferecidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia), cujas mensalidades podem ter descontos com o programa Anuidade de Volta e com o cashback das compras feitas pelo aplicativo OAB SP Shop.

A presidente da Ordem paulista também destacou ações que têm sido promovidas pela Secional para apoiar o trabalho de advogados e advogadas em todo o estado, como a criação de uma procuradoria de honorários dentro da Comissão de Prerrogativas. Outro exemplo citado é o pedido - atendido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - de revogação do ato administrativo que alterava o prazo para pagamento de guias de custas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Flávio Paschoa, por sua vez,  destacou a modernização nos processos burocráticos da Ordem, substituindo serviços antes analógicos e manuais por digitais e tecnológicos, o que foi muito apreciado pelos presentes. "A certidão digital ajudou muito e estamos vendo evoluções na OAB SP", comentou Rafael Olimpio.

O advogado apontou, como preocupações do escritório, a litigância predatória e a insegurança jurídica no que se refere a alterações na legislação, procedimentos ou normas que ocorrem por meio da política ou de instâncias jurídicas superiores. "Foi um prazer receber a Dra: Patrícia e estabelecer profícuo diálogo com a OAB SP, entidade que nosso escritório tem enorme apreço", comentou Olimpio ao término do encontro.