Advocacia Pública

22 de julho de 2024 - segunda

Conferência: Patricia Vanzolini discute respeito e liberdade para mulheres em cargos de liderança

Presidente da OAB SP participa de evento voltado à mulher advogada, em Salvador, na Bahia

Patricia Vanzolini participa da 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, em Salvador - BA

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, participou da abertura da 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizada nesta segunda-feira (22), no Centro de Convenções de Salvador (Bahia). O evento, que segue até esta terça-feira (23), discute os “caminhos para transformar o mundo”. Em sua palestra, a dirigente da Ordem paulista debateu a necessidade de a mulher ocupar os cargos de liderança com respeito e liberdade.

“Respeito é tudo o que nós mulheres advogadas queremos. Respeito à nossa liberdade de atuação profissional, respeito às nossas prerrogativas, aos nossos corpos, respeito à maternidade. No entanto, nem sempre é isso que encontramos no sistema de justiça. É por isso que as conferências das mulheres advogadas são tão importantes. É por isso que devemos debater como nós, mulheres, podemos ocupar os espaços com segurança e liberdade”, enfatizou.

“E, mais do que isso: como podemos ajudar outras mulheres a chegarem e ocuparem esses espaços. Sei que é difícil, mas, todas juntas, tenho certeza de que conseguimos avançar”, complementou a presidente da OAB SP que, durante a sua apresentação, mostrou dados de violência praticadas contra as mulheres advogadas, reforçando a necessidade de combater essa realidade.

“Precisamos dar as mãos uma para as outras, compartilhar a violência que sofremos e perceber que não é culpa nossa, que a violência não é isolada e que não precisamos negá-la. A pesquisa mostra, por exemplo, que 45% das mulheres que sofreram violência pensam em desistir da advocacia”, destacou.

Política de valorização
Realizada a cada três anos, a conferência surgiu como parte do plano de política de valorização da advocacia feminina do estado. Patricia Vanzolini dividiu o painel com a dirigente da OAB-BA, Daniela Borges. A abertura do evento também contou com a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.