Capacitar profissionais do Direito a fortalecerem sua reputação e ampliarem a presença no mercado jurídico, esse foi um dos objetivo do II Congresso de Marketing Jurídico, realizado na última sexta-feira (12) pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), em parceria com a AASP (Associação dos Advogados de São Paulo).
O vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Ezequias Assis, destacou ainda que o intuito do Congresso foi mostrar aos advogados como realizar o marketing jurídico de suas práticas ou escritórios de maneira ética, utilizando as ferramentas adequadas e nos locais apropriados. "A apresentação da cartilha de ética foi uma demonstração de que os advogados possuem uma ferramenta consultiva para escolher a melhor conduta de marketing, em conformidade com o nosso código de ética", afirmou.
O evento contou com 15 palestras e a participação de renomados profissionais, incluindo Ricardo Ventura, criador do canal "Não minta para mim" no YouTube, que possui mais de 1,5 milhão de seguidores. Ele é conhecido por suas análises de perfil em casos de grande repercussão, baseadas em sua formação em psicanálise. Também transmitiram seus conhecimentos Phelipe Siani, jornalista da CNN, e a advogada e estrategista Thais Giraldelli.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor de Internet no Brasil, 84% da população brasileira tem acesso à internet. Desse total, 66.3% acessam as redes por, em média, 3h37 min, o que representa um leque de oportunidades para que profissionais do âmbito jurídico possam trabalhar sua imagem, conforme as normas do Código de Ética e Disciplina e do Provimento 205/2021, que pode ser acessado aqui.
Confira, abaixo, as principais dicas apresentadas no II Congresso de Marketing Jurídico:
Quarto lições do II Congresso de Marketing Jurídico
Autenticidade
Uma das palavras mais destacadas pelos palestrantes foi autenticidade. É preciso ser genuíno, verdadeiro e íntegro em suas ações, comportamentos e comunicações. Isso envolve criar uma marca jurídica alinhada com seus valores e princípios, estabelecendo uma identidade própria. Na prática, a autenticidade no marketing jurídico constrói confiança entre o profissional e o cliente.
Estratégia
Para desenvolver, ganhar notoriedade e posicionar-se como uma autoridade no campo jurídico é necessário ser criativo e produzir um conteúdo focado na proposta de cada rede social, otimizado com palavras-chave relevantes, backlinks (links em um site que apontam para outro site) de qualidade e uma estrutura de design elaborada.
Os especialistas sugerem focar em um material educativo e informativo, que pode incluir artigos jurídicos, estudos de caso, guias práticos e vídeos explicativos que abordem temas relevantes para o público-alvo.
Imagem
Muito além da estética visual, a imagem se refere à reputação, a forma como o profissional é visto pela opinião pública. A imagem é a soma da competência, da ética e dos valores tanto do profissional quanto do escritório. Para construir e manter uma boa reputação é necessário ser cuidadoso com o conteúdo elaborado para a internet e com as participações na imprensa, em entrevistas e artigos opinativos.
Personalização
O conteúdo a ser divulgado deve ser personalizado. As mensagens devem estar alinhadas com seu público-alvo, que precisa estar bem definido para que a comunicação seja direcionada e assertiva. A personalização busca criar experiências e gerar reversão de clientes.