Oficina da Advocacia

22 de julho de 2024 - segunda

Oficina da Advocacia oferece conteúdo online para orientação de profissionais no início de carreira

Coordenador explica detalhes do projeto e como os novos advogados podem ter acesso ao material

Eduardo Ferrari é o coordenador do Programa Oficina da Advocacia Foto: Reprodução

Criado para facilitar a vida do advogado que está no início de carreira, a Oficina da Advocacia está disponível desde 2022 e passou recentemente por uma reformulação em todo o seu conteúdo.

O coordenador do Oficina da Advocacia e conselheiro secional, Eduardo Ferrari, explica que, após o entusiasmo de passar no Exame da OAB, muitos bacharéis se sentem perdidos e não sabem pode onde começar. E, pensando nisso, houve a ideia, junto à diretoria, da criação do projeto que visa nortear o profissional recém- formado, proporcionando um conteúdo qualificado e uniforme, garantindo acolhimento e proximidade com a entidade.

As aulas abordam assuntos como a estrutura do Sistema da Ordem dos Advogados do Brasil, marketing jurídico, empreendedorismo, funcionamento dos sistemas PJe e e-SAJ, ética, entre outros tópicos.

No total, serão 17 aulas, e o acesso ao material é exclusivamente voltado à Jovem Advocacia, que terá acesso a partir da área restrita no site da OAB/SP.

Qual foi o objetivo de criar o Oficina da Advocacia?
O objetivo principal é o acolhimento à Jovem Advocacia recém-chegada à OAB e levar a eles tudo que podemos proporcionar e introduzir do que é nossa instituição. É o recebimento de braços abertos e apoio a todas e todos que acabam de se inscrever após uma gigantesca jornada (faculdade, Exame de Ordem, família, trabalho, etc.).

Quando o projeto foi criado?
A Oficina da Advocacia foi criada em 2022, logo no início da gestão. E agora, neste segundo semestre, passou por uma reformulação com um conteúdo mais atualizado.  Na primeira edição, o programa atingiu um número significativo de jovens advogados e advogadas, com quase 40 mil inscritos. É um número muito expressivo porque é uma ferramenta que coloca o advogado a par de tudo que acontece na sua instituição.

Para o recém-advogado que recebe a carteira da OAB e quer participar da oficina, qual o passo a passo?
Eles recebem um cartão BLACK no momento de entrega da Carteira com diversas informações e dois QR code que o direciona para a área restrita do site da OAB. Basta clicar no link Oficina da Advocacia” para ter acesso, sem qualquer custo. A navegação pelas aulas é instantânea e sem qualquer burocracia. Importante lembrar que o acesso pode ser realizado também diretamente no site da OAB (www.oabsp.org.br). É só procurar a área restrita.

Quais são as aulas oferecidas pela Oficina da Advocacia?
A Oficina da Advocacia é uma apresentação com informações preciosas para os recém-ingressos, introduzindo a eles o Universo OAB. Entre os assuntos, estão o Sistema Ordem, Advocacia nos Tribunais Superiores, CAASP, ESA, OABPREV, Direitos e Prerrogativas, Ética, Sociedades de Advocacia, Empreendedorismo, Gestão de Escritórios, Marketing, Processo Judicial e Advocacia Assalariada.

Qual o tempo estimado de cada aula e em quanto tempo o novo profissional pode ficar atualizado?

Cada aula dura cerca de 25 minutos e, no total, são 17 cursos. A Oficina estará no ar sempre e será renovada de tempos em tempos. A segunda edição foi disponibilizada neste segundo semestre de 2024.

Para o acesso, é necessário o número da inscrição da Ordem e a senha. Onde conseguir essa senha, caso o novo advogado não a possua?

Ao receber a Carteira da Ordem e o Cartão Black, o recém-advogado recebe também a senha de acesso, que vem impressa na própria carteira da OAB (canto superior do lado direito da foto), que pode ser mudada posteriormente.

O Oficina da Advocacia é um projeto inédito no País?

Sim. A Oficina da Advocacia é algo revolucionário para a Jovem Advocacia, pois, além de acolhê-los, disseca de forma clara e objetiva o Universo OAB, esclarecendo inúmeras dúvidas e despertando na advogada e no advogado o interesse em buscar mais informações sobre a Instituição.

Os professores são os membros da diretoria da OAB SP (Patricia Vanzolini, Leonardo Sica, Daniela Magalhães, Alexandre de Sá Domingues, Dione Almeida, a Presidente da CAASP (Adriana Galvão), além de outros professores reconhecidos em todo território nacional, como Flávio Tartuce, Tirso Meirelles, Luis Chacon, Robson Ferreira, e também os Conselheiros Seccionais da OAB Flavio Paschoa, Afonso Pacileo, Erase Sutti, Bia Machnick, e Cecilia Cavazani

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no WhatsApp! Receba notícias e novidades.