Observatório Eleitoral

26 de julho de 2024 - sexta

OAB SP repudia ameaças proferidas à pré-candidata a prefeitura de Caieiras

Leia a nota na íntegra

Assinada por Maíra Recchia, presidente da Comissão de Observatório Eleitoral da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), a entidade emitiu uma nota, nesta sexta-feira (26), que repudia ameaças proferidas por adversários políticos à Josie Cristine Aranha Dartora, pré-candidata a prefeitura de Caieiras. Confira o texto na íntegra:

NOTA PÚBLICA
VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de São Paulo, por sua Comissão do Observatório Eleitoral, vem à público demonstrar preocupação e repudiar as lamentáveis ameaças que a pré-candidata à prefeitura de Caieiras, Josie Cristine Aranha Dartora sofreu por seus adversários políticos.

Infelizmente o fenômeno da hostilização da mulher na política não é um acontecimento recente. Em uma sociedade habituada com os homens ocupando os espaços públicos e as mulheres adstritas ao ambiente privado, romper essa estrutura patriarcal traz vivências violentas para aquelas que estão nestes espaços de poder.

Contudo, não é crível que o Brasil mesmo com legislação própria que trata da violência política de gênero ainda seja palco de ameaças e ataques misóginos na tentativa cabal de manutenção de uma estrutura que alija e desestimula o ingresso e permanência de mulheres na política.

Se referida norma não está sendo suficiente para garantir o exercício livre, soberano e destituído de misoginia na atividade política das mulheres no Brasil, é imperioso que essa temática ganhe contornos nacionais para que ferramentas efetivas de combate à violência política de gênero sejam executadas.

Os ataques e a misoginia abusiva a que as mulheres brasileiras são submetidas, independentemente de posição política, não pode mais ser tolerado por uma sociedade que se pretende plural, diversa e democrática.

Em um país onde a violência contra as mulheres e a sub-representação feminina na política é uma tônica rotineira, o combate à misoginia é urgente e necessário.

Pela garantia constitucional da igualdade também no recorte eleitoral, pela dignidade da mulher enquanto ser humano, e pelos índices ainda baixíssimos de representatividade feminina no poder é que esta Instituição não pode se quedar silente, sob pena de parecer omissa e conivente com a gravíssima violência política praticada.

A OABSP possui compromisso claro com a democracia, cidadania, dignidade da pessoa humana, pela igualdade de gênero e raça na política e combate à violência política contra as mulheres, motivo pelo qual manifesta o evidente repúdio às ameaças que atacam não só a vítima em si mas também a própria democracia.

São Paulo, 26 de julho de 2024.

COMISSÃO DE OBSERVATÓRIO ELEITORAL DA OAB SP
Maíra Recchia

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no WhatsApp! Receba notícias e novidades.