Jovem Advocacia

05 de agosto de 2024 - segunda

Eventos da OAB SP levam conhecimento prático para a jovem advocacia de São José dos Campos e Jabaquara

Presidência da Ordem paulista participou de congressos no último sábado (3)

Patricia Vanzolini falou sobre Liderança Feminina no 2º Congresso da Jovem Advocacia de São José dos Campos

Os desafios enfrentados pelos jovens advogados e advogadas no início da carreira foram tema de congressos realizados pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), no último sábado (3), nas Subseções do Jabaquara, na capital, e de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Em São José dos Campos, o 2º Congresso da Jovem Advocacia contou com a abertura da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini. Ela também participou de um painel sobre “Liderança Feminina”, ao lado da vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia local, Jéssica Diniz. Vanzolini falou sobre a importância das jovens advogadas buscarem seus espaços em cargos de comando. “As mulheres são maioria na advocacia paulista, mas ainda são minoria em posições de liderança. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou.

O Congresso contou com várias palestras ao longo do dia sobre empreendedorismo, atração de clientes, posicionamento digital e uso da inteligência artificial na advocacia. No período da tarde, o presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal, Nelson Kobayashi, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Cirilo, participaram do painel “Aceleradores de Escritórios”, com dicas práticas sobre gestão de escritórios, cobrança de honorários e marketing jurídico.

Leonardo Sica falou sobre o Desafios da Jovem Advocacia em São José dos Campos

O vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, fechou o evento com a palestra “Os Desafios da Jovem Advocacia” em que compartilhou suas dificuldades no início da carreira. Entre as dicas, Sica ressaltou a importância de estudar e conhecer cada caso em profundidade e ter sinceridade com o cliente para ganhar credibilidade no mercado.

Outra orientação do dirigente é sobre priorizar encontros presenciais com os clientes. “A vida não se passa em uma tela plana, as pessoas são tridimensionais. É muito útil a ferramenta da tela plana para fazer uma série de coisas, mas para esse contato com o cliente, ela é muito limitadora. A possibilidade do cliente confiar em mim em uma conversa pessoal é infinitamente maior, em relação a uma conversa a distância”, destacou.

Felipe Alciprete, vice-presidente da OAB São José dos Campos, dividiu o painel com Leonardo Sica e destacou a importância dada pela presidência da Ordem paulista às Subseções. “Começar o evento com a presidente da OAB SP e terminar com o vice demonstra que a Secional realmente dá atenção às Subseções”, disse.

Felipe Alciprete, vice-presidente da OAB São José dos Campos; Jéssica Diniz, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia de São José dos Campos; Marcelo Kajiura, presidente da OAB São José dos Campos; Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP; e Raphael Santos, presidente da Comissão da Jovem Advocacia de São José dos Campos
Jocelino Pereira da Silva, conselheiro estadual; Nelson Kobayashi, conselheiro e presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal; Felipe Alciprete, vice-presidente da OAB São José dos Campos; Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP; Cristiano Joukhadar, conselheiro estadual; e Guilherme Cirilo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia

Jabaquara
Também no sábado (3), Leonardo Sica foi um dos convidados do 1º Congresso da Jovem Advocacia e dos Acadêmicos de Direito da Subseção do Jabaquara. O auditório lotado comportou mais de 200 profissionais da advocacia que assistiram, durante 50 minutos, à palestra sobre sustentação oral e técnicas de argumentação nos tribunais.

“Eu já dei essa palestra várias vezes, mas estou com um roteiro aqui. Porque esse roteiro me tranquiliza e me ajuda a ficar relaxado. Nos tribunais é a mesma coisa. O roteiro ajuda a me concentrar no que tenho de dizer para convencer o juiz do meu ponto de vista”, explicou.

Advogado criminalista há 28 anos e profundo conhecedor do tema, Sica explicou para os presentes como aumentou suas habilidades em sustentação oral a partir de estudos de técnica de oratória. Usando exemplos práticos do dia a dia e comprovando a importância da linguagem corporal durante a sustentação, o vice-presidente foi amplamente aplaudido após a palestra.

Congresso da Jovem Advocacia lotou auditório da OAB Jabaquara
Presidente da OAB Jabaquara, Terezinha Fernandes de Oliveira, entrega certificado a Leonardo Sica, que falou sobre técnicas de sustentação oral no Congresso da Jovem Advocacia do Jabaquara

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no WhatsApp! Receba notícias e novidades.