31 de julho de 2024 - quarta

OAB SP reage e prepara medidas para auxiliar advocacia em mudança do sistema do TJSP

Presidente da Ordem paulista ressalta que advocacia precisa ser ouvida durante transição

Imagem da fachada do prédio da OAB São Paulo, na Rua Maria Paula, com a logo da instituição na parede, nas cores vermelha e preta.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) está se mobilizando para garantir que o exercício da advocacia não seja prejudicado com a mudança no sistema de processo eletrônico do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O Tribunal anunciou nesta terça-feira (30) que vai substituir o e-SAJ pelo eproc, plataforma utilizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Segundo o TJSP, a decisão foi tomada porque o sistema atual não pôde ser atualizado nos últimos anos por impedimentos normativos e está obsoleto.

"A OAB SP sempre defendeu a manutenção e melhoria do e-SAJ, mas essa decisão era exclusiva do Judiciário, que optou pelo eproc", afirmou Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP. “Somos os maiores usuários do sistema e precisamos ser ouvidos”, alertou.

Para apoiar os advogados e advogadas durante essa transição, a OAB SP está implementando várias medidas. Entre elas, a criação do “Observatório do eproc”, que receberá rapidamente reclamações e sugestões da advocacia paulista e encaminhará ao Tribunal. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas para treinamento e capacitação da advocacia com rapidez e segurança. A Central de Atendimento à Justiça Eletrônica (CAJE) também será reforçada para oferecer suporte imediato por chat, telefone e presencialmente.

"Na próxima segunda-feira (5/08) dias, vamos nos reunir com o Tribunal para participar da migração do sistema e acompanhá-la de perto", disse Patricia Vanzolini. De acordo com o TJSP, a transição do e-SAJ para o eproc será feita de forma gradativa. A previsão é que o início da implementação ocorra a partir de 2025, com prazo de até 5 anos para conclusão.

"A nossa prioridade é evitar que a mudança atrapalhe o exercício da nossa profissão", concluiu a presidente da OAB SP, destacando o compromisso da entidade em garantir uma transição suave e eficiente para o novo sistema de processos do TJSP.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no WhatsApp! Receba notícias e novidades.