A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, entre sexta-feira (16) e sábado (17), a entrega de mais quatro Casas da Advocacia na região oeste do estado. Parte da diretoria da entidade esteve em Rosana, Junqueirópolis, Mirassol e Estrela D’Oeste para cumprir mais uma agenda do Programa de Interiorização da Ordem paulista. Presidente da Secional, Patricia Vanzolini reforçou o compromisso de estar cada vez mais perto da realidade da advocacia do interior e atender as demandas de cada região, sem fazer distinção.
“Não tem Subseção pequena, grande ou longe. Todas merecem, exatamente, o mesmo tratamento. O nosso foco é sempre a advocacia. E, juntos, podemos ir muito mais longe”, destacou a dirigente da OAB SP, que participou dos eventos acompanhada da secretária-geral e do tesoureiro da entidade, respectivamente, Daniela Magalhães e Alexandre de Sá Domingues, além da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão.
Os advogados e advogadas de Rosana e Junqueirópolis ganharam novo prédio. Ambas as Subseções foram construídas dentro do conceito da nova era das Casas da Advocacia, que busca oferecer um ambiente mais humanizado e moderno, com salas de coworking e de audiência virtual, além de espaços para confraternização.
Já as Casas de Mirassol e Estrela D’Oeste foram amplamente reformadas. A última ganhou equipamento de acessibilidade (elevador), que dá acesso ao segundo andar, onde fica o auditório. “Para uma pessoa com problema de locomoção, essa plataforma elevatória significa dignidade e inclusão”, apontou Vanzolini.
‘Lado a lado com a advocacia’
Os eventos do final de semana vão ao encontro do programa de Interiorização da OAB SP e, para a secretária-geral da entidade, Daniela Magalhães, o contato mais próximo com a advocacia paulista tem servido de aprendizado. “Aprendi a importância da presença da diretoria da Secional nas Subseções. Vendo todas essas melhorias, reafirmamos o compromisso que a gente vem falando há quase três anos: onde tiver um advogado e uma advogada, seguiremos levando estrutura e serviços. Estaremos lado a lado com a advocacia”, pontuou Magalhães.
Tesoureiro da Ordem paulista, Alexandre de Sá Domingues parabenizou toda a advocacia da região, em nome do vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, que ficou em São Paulo para um evento na sede da entidade com o secretário nacional de segurança pública, Mário Sarrubbo. “Queria destacar algo que ele (Sica) fala e que vale a reflexão. A distância entre as pessoas não se mede em quilômetros, mas em propósitos e valores. E nós temos o mesmo objetivo aqui: melhorar a vida da advocacia de todo o estado”, apontou Domingues.
Adriana Galvão, presidente da CAASP, falou da missão da entidade em cuidar da advocacia e das pessoas. Ela citou, como modelos assistenciais criados na atual gestão, a Casa de Apoio e Acolhimento de Barretos, que abriga pacientes oncológicos do Hospital de Amor. “Quando a gente vê os presidentes de Subseções apoiando projetos desta natureza, sabemos que estamos no caminho certo”, frisou.
Sonho realizado
As entregas das novas Casas da Advocacia de Rosana, Junqueirópolis, Mirassol e Estrela D’Oeste foram marcadas por momentos de emoção e agradecimento ao trabalho que a OAB SP vem promovendo em prol da advocacia paulista. “Gratidão ao Universo OAB SP, representado por seus diretores aqui presentes, que tornou possível ver um sonho se materializar em realidade com essas novas instalações”, disse o presidente da Subseção de Rosana, Jose Lima de Jesus.
Presidente da OAB Junqueirópolis, Marcio Henrique Baraldo recordou, em seu discurso, de quando esteve em São Paulo para pleitear a construção do novo prédio. “Fomos muito bem recebidos. A doutora Daniela Magalhães acompanhou passo a passo dessa vitória, vibrando, e nos concedeu todos os pedidos. Portanto, este momento é de alegria por receber uma Casa totalmente moderna, para atender os anseios da advocacia e de todo cidadão e cidadã de Junqueirópolis”, disse.
Em Mirassol, houve entrega de carteiras a duas advogadas recém-aprovadas no Exame da Ordem. Na sequência, durante a inauguração do novo espaço, o presidente da Subseção, Marcos Roberto Sanchez Galves, confidenciou aos presentes que, no início, chegou a duvidar que teria suporte da OAB SP.
“Me enganei. Na verdade, foi tudo o contrário. Se tem uma diretoria que olhou para o interior, que descentralizou e mudou a Ordem paulista, é a gestão da doutora Patricia Vanzolini. Para se ter uma ideia, temos, hoje, recursos para investimentos e até para realização de eventos. Isso nunca existiu. É a primeira vez”, citou Galves.
‘Todos os pleitos foram deferidos’
Ainda no sábado, os dirigentes da Secional fizeram a entrega da nova Casa da Advocacia de Estrela D’Oeste, onde foram recepcionados pelo presidente da OAB local, Antonio Elias Sequini. Ele pontuou os laços que criou com a Secional e as conquistas nos últimos dois anos e meio. “Todos os pleitos que tínhamos foram deferidos”, comemorou.
“A doutora Patricia foi um divisor de águas. Estou na Ordem desde o início dos anos 1990 e, com ela, foi diferente. Ela veio para trabalhar e Estrela D’Oeste é um exemplo disso. Desde a sua fundação, nunca havíamos tido uma posse. Pela primeira vez, em 33 anos, contamos com uma posse formal e com a presença da presidente da OAB SP. E, agora, ela volta para inaugurar as melhorias da Subseção. A advocacia de São Paulo precisa da senhora”, finalizou Sequini.