A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marília informa que está suspenso, a partir desta segunda-feira (18), o atendimento presencial na Casa da Advocacia e Cidadania, sede da 31ª Subseção, localizada no Centro, e nas salas de apoio localizadas nos Fóruns da cidade. Os funcionários da instituição trabalharão na modalidade home office e esclarecimentos podem ser feitos pelo email: marilia@oabsp.org.br.
A medida atende à determinação do governador João Doria (PSDB) em regredir Marília e região para a fase vermelha do Plano São Paulo, que impõe restrições e flexibilizações nas regras de combate ao novo coronavírus. Na fase vermelha, a mais restritiva, só podem funcionar com atendimento presencial os serviços considerados essenciais.
A suspensão do atendimento presencial na OAB Marília acontece enquanto durar a classificação atual. Uma nova reclassificação do Plano São Paulo está prevista para acontecer no próximo dia 22 de janeiro.
Vale lembrar que ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com Covid-19 em Marília tem variado entre 90% e 100% nas últimas semanas com necessidade de levar pacientes locais para outras cidades da região. Também tem acelerado o número de mortos.
Segundo informações do Estado, na última semana a ocupação dos leitos regionais exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita do novo coronavírus passou de 80%.
Ainda em março de 2020, no começo da pandemia, a OAB Marília defendeu o cumprimento integral das regras estaduais pelo município.
A instituição, inclusive, desde o ano passado já fez uma série de recomendações ao poder público sobre o tema, além de estimular e promover apoio aos mais afetados pela crise sanitária, bem como realizou proposições de outras medidas de enfrentamento.
“A situação que vivemos é preocupante e a suspensão do atendimento presencial é uma necessidade que se impõe para conter o avanço da doença. Acreditamos que a vacinação da população está próxima e estamos muito perto de vivermos dias melhores, mas medidas como a volta à fase vermelha são urgentes”, afirmam o presidente da OAB Marília e seu vice, respectivamente, Marlúcio Bomfim Trindade e Tercio Spigolon.