Direito Agrário

21 de agosto de 2024 - quarta

‘As mulheres estão prontas para entrar no mercado de agronegócio’, diz conselheira da OAB MS

Beatriz Sampaio ressalta que o campo é um lugar para todos trabalharem, produzirem e crescerem

Beatriz Sampaio, conselheira secional da OAB MS, participou do painel Mulheres no Agronegócio, na 1ª Conferência Estadual de Direito e Agronegócio, realizada em Ribeirão Preto. (Foto: Mateus Sales/OAB SP

“O campo é o lugar para todos os trabalhadores produzirem”. Esse foi um dos destaques da fala de Beatriz Sampaio, conselheira secional da OAB MS, que participou do painel ‘Mulheres no Agronegócio’ da Conferência Estadual de Direito e Agronegócio da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), realizada na tarde desta quarta-feira (21).

Em entrevista ao JA, a conselheira esclareceu como as mulheres podem aproveitar o crescimento do setor e se destacar no mercado de agronegócio.

JA: O que podemos extrair de relevante relacionado à liderança feminina no agronegócio, durante a conferência?

Beatriz:  Acho que a importância dessa complementariedade entre o trabalho entre homens e mulheres, não só os produtores rurais, como também na advocacia. Entender que o campo é um lugar para todos trabalharem, produzirem e crescerem. As mulheres estão prontas para entrar nesse mercado e crescer cada vez mais, com muita qualificação, qualidade, e assim, terem muitas oportunidades.

JA: Aproveitando esse gancho das oportunidades, a doutora falou sobre quais áreas do agronegócio tem apontado com oportunidades de atuação para os advogados. O que podemos destacar para o futuro? O que falta para os advogados entrarem nesse ramo?

Beatriz: Estamos em uma época em que as pessoas têm muita pressa. E o preparo para atuar na advocacia não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona. É preciso ter paciência para sentar, estudar, conhecer o negócio do seu cliente e entender a área que ele atua. Só assim será possível oferecer sempre o melhor serviço e as melhores opções. Vimos, desde o primeiro painel, sobre a necessidade desse preparo. Assim, entendemos como o principal diferencial.

JA: Quais são as principais áreas de atuação no Direito para o agronegócio?

Beatriz:  A parte contratual é a parte que a gente tem mais oportunidades. Porque faz parte do dia a dia da negociação. Você pode estar tanto na parte das empresas quanto do produtor rural. E é uma coisa que desde o pequeno produtor às grandes companhias, elas têm essa oportunidade de trabalho. Então, eu vejo como uma área de destaque na atuação do advogado hoje.