Jovem Advocacia

23 de agosto de 2024 - sexta

Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP aborda pacotes de fomento e infraestrutura para os jovens crescerem na carreira

Presente à reunião, a presidente Patricia Vanzolini estabeleceu diálogo direto com os novos advogados

A reunião do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) foi marcada por diálogos fundamentais para o futuro da profissão, com discussões e iniciativas essenciais para o desenvolvimento dos jovens advogados no estado de São Paulo. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (23), na sede Secional, e contou com a participação da presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini.

Abertura

Patricia Vanzolini fez a abertura da reunião, reconhecendo os avanços nos últimos três anos, durante os quais a Ordem paulista promoveu e incentivou eventos voltados para advogados em início de carreira. Entre as vitórias, Vanzolini destacou a mais recente delas, em que o diretor tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá, obteve junto ao Conselho Federal o reconhecimento da dispensabilidade da carteira de brochura para estagiários, reduzindo os custos para o exercício profissional.

Caixa de ferramentas para a Jovem Advocacia

Ainda falando sobre qual o papel da OAB SP, Patricia Vanzolini apresentou uma série de projetos voltados para o apoio à Jovem Advocacia. Ela destacou cinco itens essenciais incluídos no pacote de apoio ao jovem advogado, começando pela infraestrutura. "Ao levar a carteira, você não leva só a carteira, mas toda uma rede de apoio, toda uma estrutura por trás para ajudar quem está começando".

Entre os benefícios, Vanzolini mencionou o cartão black, que funciona como um cartão de visita e inclui os acessos, via QR code, ao certificado digital gratuito, à Oficina da Advocacia, curso online que tem o objetivo de apoiar os novos advogados a estruturar o início da carreira, com conteúdos de marketing jurídico, empreendedorismo, entre outros, e ao programa "Anuidade de Volta", que permite utilizar 100% do valor da anuidade para fazer uma pós-graduação ou curso livre na ESA (Escola Superior de Advocacia).

Representatividade e inclusão

Outro ponto abordado foi a importância do acolhimento aos recém-ingressos na Ordem, pela Comissão da Jovem Advocacia, por exemplo, em solenidades de entrega de carteiras, a fim de orientar os novos advogados, bem como incentivá-los a atuarem em prol da classe como membros da Comissão. A proposta de criação de uma ESA Jovem e uma CAASP Jovem também foi levantada, com o objetivo de criar cursos e atividades mais alinhados às necessidades dos iniciantes na profissão.