OAB SP In Company

28 de agosto de 2024 - quarta

Trabalho voluntário exercido na Ordem paulista é destacado em reunião do projeto OAB SP In Company

‘É um dos maiores voluntariados do país’, comentou o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, durante encontro realizado nesta quarta-feira (28)

O departamento jurídico de uma grande empresa centenária, fabricante de pneus para veículos na indústria de automóveis brasileira e internacional, foi o destino de mais uma reunião do projeto OAB SP In Company, realizada nesta quarta-feira, 28. Na data em que é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, o grande contingente de profissionais que prestam trabalhos voluntários na Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) foi um dos temas de destaque no encontro.

O projeto OAB SP In Company, que é uma iniciativa das comissões de Apoio a Departamentos Jurídicos e Sociedade de Advogados, objetiva estabelecer proximidade entre a Ordem paulista e profissionais que atuam em áreas do Direito voltadas ao ambiente corporativo.

Na Goodyear, a OAB SP esteve representada por Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro, e por Luciana Nunes Freire, presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos. Estiveram presentes, também, Sara de Souza Martins, coordenadora do setor jurídico da empresa, localizado em escritório na capital, além de outros profissionais do departamento: Claudia Rodrigues, Viviane Bonello, Ligia Maia Vannucci, Denise Umekita, Felipe Faria, Dayane Sernayotto Silva, Nayara da Silveira e Augusta Esteves.

Alexandre de Sá Domingues chamou a atenção para a importância do trabalho de diversos advogados e advogadas, que é exercido de forma voluntária nas comissões da OAB SP, nas subseções, em palestras, eventos, campanhas e todas as ações institucionais. "É o maior voluntariado do país. Segundo estimativa que fizemos em 2022, se fosse remunerado, teria custo médio de R$190 milhões", comentou, convidando os presentes a participarem das comissões da OAB SP.

"É algo de doação e muito especial o trabalho que fazemos, porque cada vez nos aprofundamos em novos conhecimentos, nos envolvemos com várias ações e é gratificante demais", acrescentou Luciana Nunes.

Domingues apresentou aos presentes informações e dados sobre a estrutura organizacional da Ordem no Estado de São Paulo, explicando a estrutura no Universo OAB SP (OAB SP Institucional - Secional paulista, subseções e subsedes; CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo; ESA - Escola Superior da Advocacia; OAB Prev)  e os avanços conquistados desde o final de 2021 até agora, bem como os vários benefícios para a advocacia.

Em relação à ESA, uma das dúvidas levantadas na reunião foi a de que a OAB SP poderia ter um serviço in company para levar cursos aos advogados. "Vamos avaliar essa possibilidade, mas importante destacar que a ESA possui muitos cursos que podem ser feitos à distância, de forma on-line", disse Domingues.

A informatização dos serviços da OAB SP, que conforme esclarecido, foi uma das primeiras providências tomadas pela atual gestão, ganharam destaque no bate-papo. Entre elas, a redução do valor da anuidade; OAB SP Prev; e reestruturação da ESA, com ampliação da oferta de cursos que, inclusive, podem ser abatidos no valor da anuidade dentro do programa Anuidade de Volta.

Entre as muitas ações da OAB SP, a instalação de mini usinas geradoras de energia solar fotovoltaica, que vem ocorrendo em diversas Casas da Advocacia no Estado, também foi ressaltada. Alexandre de Sá Domingues informou que, além das duas usinas já em funcionamento, oito estão em processo de construção e há outras oito já contratadas.

"Além da preservação do meio ambiente, evitando que toneladas de CO2 sejam liberadas na atmosfera, as usinas vão gerar uma economia entre 70% e 80% no custo da energia elétrica, o que equivale a mais de R$ 2,5 milhões", pontuou.

O tesoureiro da OAB SP indicou, ainda, outros importantes benefícios para a advocacia, como espaços da CAASP, incluindo as farmácias que possuem descontos em medicamentos, cosméticos e suplementos, e a modernização das Casas da Advocacia, explicando que elas ganharam coworkings, salas de reunião e de atendimento, entre outros ambientes disponibilizados para uso de advogados e advogadas inscritos na Ordem paulista.

"Foi alterada aquela antiga visão de que as subseções são apenas para resolver questões burocráticas. Trabalhamos com um novo conceito de Casa da Advocacia para que os profissionais façam uso delas nas mais diversas situações, desde os que estão em trânsito, aos em início de carreira e que não possuem escritório de atendimento. O espaço também foi pensado para melhor atender o público que busca serviço jurídico gratuito", comentou.

Ao final, Sara Martins agradeceu a visita em nome de todos os presentes e comentou ter sido surpreendida. "Foi uma surpresa positiva, não sabia que a OAB SP tinha tantas ações. Foi ótimo poder ter contato com tudo isso e receber informações. Certamente, passaremos a acompanhar mais de perto", afirmou.