Voluntariado

29 de agosto de 2024 - quinta

Com mais de 55 mil advogados voluntários, OAB SP gera economia de R$40 milhões em apenas um semestre

Profissionais atuam nas comissões da Ordem paulista em todo estado e prestam serviços importantes à população

A OAB SP conta com 4.532 comissões distribuídas pelo Estado Foto: Divulgação

O comprometimento de advogados e advogadas da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), que trabalham pelo fortalecimento da categoria e no apoio a temas de interesse público, de forma voluntária, resultou em uma economia significativa para a Ordem paulista no primeiro semestre deste ano.

A OAB SP conta com 4.532 comissões distribuídas pelo estado, sendo 98 na Secional e 4.434 nas Subseções, com a participação de 55.249 advogados e advogadas. Esse número de voluntários representa 15% de toda a advocacia paulista.

“As comissões são os braços e as pernas da Ordem, são o sangue e a alma da Ordem. São as comissões que realizam todo o trabalho na ponta. É um trabalho voluntário que milhares de pessoas prestam gratuitamente porque querem contribuir com a sociedade e com a classe”, destaca Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.

Segundo levantamento realizado pela entidade, apenas no primeiro semestre de 2024, foram realizados 286 eventos, gerando uma economia de R$40.340.300,00 caso esse serviço fosse remunerado. Além disso, houve economias significativas na elaboração de livros, e-books e na emissão de notas técnicas, com valores poupados de R$1.326.780,00 e R$168.480,00, respectivamente.

Nesse período, a OAB SP promoveu eventos, webinars, reuniões e entregou projetos que beneficiam tanto os profissionais do setor jurídico quanto a população em geral. Os advogados voluntários compartilham tempo e conhecimento, sem remuneração, para ajudar pessoas e instituições a resolverem seus problemas.

Fundada em 1932, a OAB SP é a maior secional do país, com mais de 370 mil profissionais inscritos, e está presente em todo o Estado de São Paulo por meio de 251 Subseções. A estrutura da OAB SP é composta por um presidente, um vice-presidente, uma secretária-geral, uma secretária-geral adjunta, um tesoureiro, além de conselheiros estaduais, federais e membros honorários.