Aceleradora de Escritórios

02 de setembro de 2024 - segunda

OAB SP proporciona conteúdo e prática em marketing pela Aceleradora de Escritórios

30 advogados selecionados se encontraram para a última missão do grupo

Acelerados visitam o escritório LBCA Advogados.


Como fazer marketing de forma ética na advocacia? É necessário estar em todas as plataformas de comunicação para captar clientes e ser reconhecido? No último módulo da Aceleradora de Escritórios de Advocacia, projeto de empreendedorismo da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, na ESA (Escola Superior da Advocacia), os participantes imergiram no tema que desperta muito interesse dos profissionais da área.

Comandada por Jaércio Barbosa, professor de Digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a Missão 3, da segunda turma de “acelerados”, focou no tema “Marketing e Negócios”, com conceitos básicos para a atuação ética dos advogados no meio digital. Nesta edição, Tatiana Coló, gerente de marketing da Natura, falou de forma prática sobre os segredos da área.

“Eu considero esse um dos programas mais criativos em termos de representação de uma profissão. A ideia de poder pensar no profissional de forma diferenciada, de ser colocado no mercado de trabalho já com um diferencial”, pontuou o especialista em Digital. Para a “acelerada” inscrita na subseção de Assis, Jéssica Jangareli, a participação no programa apresenta muitos desafios pessoais e profissionais. “Estou em uma fase profissional em que quero expandir o escritório e buscar novas áreas e clientes. E aqui nós temos amparo de todas as formas para conseguir alcançar os objetivos, desde novas áreas ou expansão da área que eu já atuo”, comentou a advogada.

Barbosa pontuou aos advogados como toda estratégia de marketing tem que ter um propósito e deve ser pensada. “Marketing é uma brincadeira de contar história”, disse. Além dos conteúdos trabalhados pelo especialista, os três dias de imersão também abordaram a relação entre marketing e ética no meio jurídico, tratada por Josué Justino do Rio, conselheiro secional e membro do Tribunal de Ética e Disciplina da da OAB SP, além de dicas para uma boa apresentação de negócios e para a participação em entrevistas. Nando Gaspar foi o responsável por instruir os advogados a fazerem apresentações de sucesso, capazes de fechar negócios.

Como parte de todas as missões,  os ‘acelerados’ visitaram um escritório referência. No Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), apresentado pelo sócio Ricardo Freitas Silveira, os advogados conheceram mais da trajetória de 20 anos do empreendimento jurídico. Focado no uso da tecnologia para facilitar e agilizar processos, Silveira pontuou que a “estratégia do escritório é a prestação de serviço jurídico técnico com o uso da Inteligência Artificial”.

O terceiro dia de encontro fechou os conteúdos com uma parte prática. Nas presenças de Nelson Kobayashi, Eduarda Chaves, presidente e membro da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, respectivamente, e de Afonso Paciléo, coordenador da Secretaria Cultural da Ordem paulista, os advogados passaram por um treinamento de entrevistas em diferentes formatos.

Inscrita na subseção de Capivari, Andrea Romero pontuou como a oportunidade de participação na Aceleradora é única e inovadora. “Fazer parte da casa e de um grande projeto é maravilhoso. É difícil dizer o que não aprendi e o que não vou aplicar, porque é uma mudança de chave e de comportamento e de estrutura dentro da carreira”, comentou.

Thiago Visnardi, inscrito em Jundiaí, complementou a fala das colegas quanto à participação no projeto. “Eu já vinha procurando alguns tipos de cursos que fossem voltados para gestão e ter um curso especializado na área da advocacia, desenvolvido pela OAB SP, é uma experiência muito boa”, disse. Nesta edição, a Aceleradora de Escritórios de Advocacia conta com o apoio da Jurisoft, empresa de marketing jurídico.

A segunda turma do projeto de empreendedorismo da OAB SP caminha para o fim. A imersão será finalizada com uma apresentação comercial (pitch) que acontece em setembro.

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