Bebedouro

02 de setembro de 2024 - segunda

Presidente da OAB SP entrega obras de modernização em quatro cidades do interior paulista

Cerimônias foram realizadas na última sexta-feira (30), durante visitas de Patricia Vanzolini às Subseções de Olímpia, Monte Azul Paulista, Catanduva e Bebedouro

A agenda de atribuições da diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) não para. Na última sexta-feira (30), Patricia Vanzolini, presidente da Secional, visitou quatro Subseções e cumpriu sete compromissos pelo interior paulista, promovendo palestras e obras de modernização das Casas da Advocacia.

O objetivo, segundo a dirigente, é atender às expectativas do Plano de Interiorização da Ordem, que visa padronizar estruturas e levar melhores condições de trabalho para a advocacia do Estado. Além, é claro, de fomentar a importância da educação continuada.

“Como professora, acredito veemente que conhecimento transforma carreiras. E, vestindo o chapéu de presidente da OAB SP, incentivo com orgulho que todos usem seus créditos do programa Anuidade de Volta, que converte o valor anual pago à Ordem em cursos de especialização e pós-graduação”, reforçou Vanzolini. O conselho foi dado na abertura de sua aula magna, em Olímpia, intitulada Habeas Corpus na Prática.

Ao lado de Danilo Eduardo Melotti, presidente da Subseção, ela também participou da cerimônia de entrega do novo auditório da Casa, que leva o nome de Antônio Ivo Aidar, advogado falecido no ano passado.

Mais serviços e benefícios

Em Monte Azul Paulista, a agenda de modernização foi seguida à risca, com mais obras e conforto entregues à advocacia local. A Subseção, presidida por Magnei Donizete dos Santos, foi completamente reformada e, agora, passa a contar com espaços de coworking, biblioteca, área de lazer, sala de reunião e auditório multimídia.

Já em Catanduva, a celebração foi ainda mais significativa: após dois anos e meio de construção, a advocacia e cidadania do município ganharam uma nova Casa, construída do zero e equipada com mais serviços e tecnologia à disposição da classe.

A Subseção, liderada por Nezio Leite, segue os mesmos moldes de Monte Azul Paulista, e conta com um Espaço de Saúde e Bem-Estar desenvolvido pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), onde uma perfumaria foi montada.

“Uma casa não se faz do dia para a noite. Por isso, precisamos honrar aqueles que colocaram os primeiros tijolos, que sonharam com esse projeto, e aqueles que foram responsáveis pelos acabamentos. Da antiga à atual gestão, meu muito obrigada. Obrigada, advocacia, pelo apoio ao trabalho que São Paulo se propôs a desenvolver nos últimos três anos e por me permitirem presidir essa instituição. Nossos esforços foram conjuntos e os resultados são Subseções grandiosas como essa”, reforçou a líder da Secional.

Standard Probatório

Ainda na sexta-feira (30), a maratona de visitas da diretoria pelo interior do Estado terminou em Bebedouro, onde três novos espaços de convivência foram entregues ao lado do presidente da Subseção, Leandro Augusto Contro: uma quadra de beach tênis, um espaço de Saúde e Bem-Estar da CAASP e mais uma sala de coworking.

Antes disso, a presidente da OAB SP ministrou para um auditório com mais de 200 pessoas a palestra Standard Probatório nos Crimes de Gênero, que promove uma importante reflexão sobre a quantidade de provas necessárias para condenação em casos de crimes de gênero. Ou seja, crimes que atingem majoritariamente as mulheres.

“A palavra da vítima é suficiente para embasar uma condenação em um crime de estupro ou violência doméstica?”, perguntou Vanzolini para a plateia. “Se por um lado temos a presunção de inocência, que é tão importante e não pode ser jogada no lixo, por outro, a gente tem um tipo de crime extremamente difícil para quem denuncia, difícil de ser provado e de ser denunciado. Como eu resolvo esse dilema? Então, a palavra da vítima deve ser suficiente? Devo baixar o standard probatório (o nível de provas) e correr o risco de condenações injustas? Ou devo manter o standard probatório e correr o risco da impunidade e da desproteção?”, ponderou Vanzolini.

As visitas às quatro cidades do interior - Olímpia, Monte Azul Paulista, Catanduva e Bebedouro - também foram acompanhadas por Adriana Galvão, presidente da CAASP.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.