29 de agosto de 2024 - quinta

Em Pindamonhangaba, presidente da OAB SP apresenta Programa de Apoio à Advocacia Iniciante

Patricia Vanzolini participou de palestra, entrega de carteiras e inaugurações na Subseção

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP; Antonio Aziz Boulos, presidente da OAB Pindamonhagaba; e Marcelle Monteiro, tesoureira da OAB Pindamonhangaba

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, participou de eventos em Pindamonhangaba nesta quinta-feira (29). Um dos compromissos foi a entrega de carteiras da OAB para 13 novos advogados e advogadas da cidade. Na solenidade, que também reuniu os familiares dos recém-inscritos, Vanzolini apresentou o Programa de Apoio à Advocacia Iniciante (PAI), que reúne vários serviços e benefícios oferecidos pela OAB SP para alavancar a carreira de quem está ingressando na advocacia.

O PAI inclui iniciativas estruturadas ao longo da atual gestão, como o Cartão Black, um cartão de visitas virtual entregue juntamente com a carteira da OAB, o certificado digital em nuvem gratuito para recém-inscritos, e os cursos gratuitos oferecidos pela Oficina da Advocacia. “São 18 cursos online para aprender a ser advogado. Tem curso de como abrir escritório, de marketing jurídico, peticionamento eletrônico. Muita coisa que pode ser útil de verdade para a sua carreira”, explicou Vanzolini.

Também fazem parte do PAI iniciativas para devolução da anuidade paga: o Programa Anuidade de Volta, que transforma o valor pago em crédito na ESA (Escola Superior da Advocacia), e o OAB SP Shop, aplicativo com mais de 20 mil empresas parceiras em que cada compra resulta em cashback descontado na próxima anuidade. Por fim, Vanzolini destacou a reestruturação das Casas da Advocacia, que se transformaram em locais de trabalho que podem ser usados pela jovem advocacia para reuniões com clientes e realização de audiências, por exemplo. A presidente da OAB SP também estimulou a participação dos recém-inscritos nas comissões, como forma de adquirir conhecimento e credibilidade.

Patricia Vanzolini e a nova advocacia de Pindamonhangaba

Novos espaços na Casa da Advocacia

Patricia Vanzolini participou, ainda, da inauguração do Espaço de Convivência “Claudio Berenguel Ribeiro”, uma nova sala criada pela Subseção para estimular os encontros entre os advogados da cidade. O local tem sofás, mesa de reunião e uma televisão. A iniciativa foi do secretário-geral da OAB Pindamonhangaba, Claudio Berenguel Ribeiro, que faleceu no ano passado e recebeu a homenagem.

Leonardo Sica, vice-presidente da Ordem paulista, também prestigiou a inauguração. “Essa inauguração se insere no nosso projeto de ressignificar as Casas da Advocacia. Elas são um patrimônio inestimável da advocacia paulista, tiveram uma utilidade diferente no passado, e agora queremos que as Casas se tornem também espaços de convivência, espaços de encontros, de trocas e de relacionamento”, comentou Sica.

Os dirigentes da Secional inauguraram, na sequência, duas novas salas de coworking na Subseção, com quatro estações de trabalho modernizadas, com acesso à internet, ao JusBrasil e todo suporte para o trabalho da advocacia. O presidente da OAB Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos, destacou o apoio dado pela Secional às Subseções. “Comecei a atuar nas comissões em 2002. De 2002 até hoje, eu não vi nenhuma gestão atender as Subseções como a gestão da presidente Patricia Vanzolini. Em todos os lugares que vou, todas as Subseções só têm a agradecer, porque nunca foram atendidas desse jeito. A Secional trabalha igual para todo mundo”, afirmou.

Palestra refletiu sobre dilema nos crimes de gênero

A presidente da OAB SP finalizou sua visita com uma palestra na Semana Jurídica da Faculdade Santa Cecília, realizada em parceria com a OAB Pindamonhangaba. Patricia Vanzolini falou sobre “Standard Probatório nos Crimes de Gênero” e propôs uma reflexão para os trezentos estudantes presentes sobre a quantidade de provas necessárias para condenação em casos de crimes contra mulheres.

Patricia Vanzolini foi destaque na Semana Jurídica da FASC

Cerca de trezentos estudantes de Direito acompanharam a palestra de Patricia Vanzolini