Jovem Advocacia

02 de setembro de 2024 - segunda

Leonardo Sica dá dicas de sustentação oral e oratória para a jovem advocacia em Penha de França

Presidente em exercício da OAB SP foi um dos palestrantes do II Congresso da Jovem Advocacia, promovido pela subseção local

Evento aconteceu no último sábado (31).

A apresentação de Leonardo Sica, presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), foi um dos destaques do II Congresso da Jovem Advocacia da OAB Penha de França, realizado no último sábado (31).

Ao abordar temas como sustentação oral e outras técnicas de oratória, Sica ofereceu dicas práticas valiosas sobre comunicação persuasiva na advocacia. O que falar, como falar e, principalmente, como se portar em juízo foram alguns dos tópicos destacados durante a palestra.

Leonardo Sica destacou três pontos principais para uma comunicação assertiva, com ênfase em dois deles. O primeiro é a importância dos gestos, que demonstram confiança e firmeza nos argumentos. O segundo é a expressão facial, essencial para estabelecer uma conexão com o receptor da mensagem, sendo o sorriso uma ferramenta crucial para essa conexão. Por fim, a fala, onde os argumentos devem ser fundamentados com fatos e leis para fortalecer a defesa da ideia.

Leonardo Sica fala para a jovem advocacia.

Sica também abordou o nervosismo diante da sustentação oral, afirmando que é normal sentir isso. Inclusive ele, com mais de 25 anos de prática jurídica, ainda experimenta essa sensação. "Até hoje eu fico com frio na barriga. É natural, você está representando outra pessoa, uma empresa, uma família. A teoria aliada à prática é a melhor maneira de se aperfeiçoar e se tornar eficaz", destacou.

Por fim, o presidente em exercício da Ordem paulista ressaltou a importância do convencimento na advocacia. "Quando o advogado fala, ele fala para convencer o juiz. Mas antes disso, ele precisa convencer o cliente a contratá-lo. A todo momento, você está se comunicando com alguém, sempre buscando gerar confiança e empatia", concluiu Sica.

O congresso também contou com a participação de outros nomes de destaque, como o juiz do TJSP, Jamil Chaim, que abordou as atualizações do Direito Penal, e a ex-juíza e tabeliã de notas, Renata Padilha. A diretoria da Subseção esteve presente, representada pelo presidente, Marcelo Paiva, o vice-presidente, Edilton Alves, o secretário-geral, Kleber Amaral, a secretária-adjunta, Rubia Neves, e a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Jaqueline Almeida.