Conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência. Ser advogado atualmente requer conhecimentos estratégicos e planejamento, para que os resultados sejam certeiros.
Para ajudar a jovem advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) oferece o programa Oficina da Advocacia. E dois módulos dessas aulas tratam exclusivamente de marketing jurídico.
Para Cecilia Cavazani, advogada que ministra um dos cursos oferecidos dentro do programa, uma empresa que faz computadores não pode simplesmente divulgar: ‘Nós fazemos excelentes computadores. Você quer comprar um?’ “Ela tem que instigar e fazer com que a pessoa deseje comprar um computador da marca da empresa. Quando falamos de advocacia, o objetivo é o mesmo".
Quando o cliente não é instigado a ponto de querer comprar ou contratar um serviço, dificilmente haverá sucesso, na opinião de Cavazani. Para ela, é essencial que haja uma mudança na forma como o posicionamento da marca é levado ao público. Por exemplo, numa rede social, a estratégia deve ser cuidadosamente traçada para quem quer fazer seu marketing pessoal.
Afonso Paciléo, advogado que também dá aula de marketing jurídico no curso no Oficina da Advocacia, lembra que há muitos advogados no Brasil e, por isso, encontrar um diferencial é uma forma de se destacar nesse mercado competitivo.
"Há um advogado para 164 residentes no País, segundo um levantamento feito pela Ordem dos Advogados do Brasil. Encontrar o seu diferencial é um dos pontos mais importantes do marketing. E como se faz isso? Por meio do autoconhecimento. Entender a sua própria história é fundamental", pontua.
O advogado ainda enfatiza que para alcançar o sucesso no marketing jurídico, é fundamental conquistar a confiança dos clientes por meio de uma entrega de serviços eficiente e de qualidade. “Oferecer um atendimento acessível, personalizado e eficaz fortalece o relacionamento com o cliente, criando uma experiência positiva e diferenciada. Desenvolver estratégias robustas de fidelização contribui para a construção de uma base de clientes sólida e leal, gerando uma receita sustentável e contínua.”, destaca Palicéo.
Para Paciléo, o marketing jurídico se fundamenta em pilares essenciais como a estratégia, que envolve o planejamento cuidadoso de ações que não exigem grandes investimentos financeiros, mas que podem trazer resultados significativos a longo prazo. Essa divulgação pode ser feita online ou offline.
No online, isso pode ser feito através de redes sociais, como Facebook, YouTube, TikTok, Instagram, Google Negócios e WhatsApp. ‘“Já usamos no dia a dia, é preciso se encaixar nelas, mas é necessário que o advogado seja autêntico”. Já o offline contempla os cartões de visita, palestras e networking, coisas que os advogados já fazem em sua rotina.
Automotivação, coragem, criatividade, disciplina, disposição para arriscar, coragem, trocar o certo pelo duvidoso, criatividade, disciplina; flexibilidade, humildade, inteligência emocional, mente aberta, praticidade, proatividade, resiliência e visão estratégica são características de uma mente empreendedora, segundo Paciléo.
Ele ainda complementa que visão para enxergar o que a maioria das pessoas não enxergam, coragem de trocar o certo pelo duvidoso, e competência são os grandes diferenciais para ter sucesso no marketing jurídico.
Serviço
Acesse o Oficina da Advocacia na área restrita do site da OAB SP e assista as aulas de marketing jurídico para se aperfeiçoar ainda mais na carreira.