OAB SP In Company

11 de setembro de 2024 - quarta

Previdência privada e esforço para tornar a Ordem paulista mais tecnológica ganham destaque no OAB SP In Company

Em sequência ao projeto, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues visitaram o escritório Leite, Tosto e Barros

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou, nesta quarta-feira (11), mais um encontro do projeto OAB SP In Company, iniciativa das comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos da Ordem paulista, com objetivo de fortalecer a conexão entre a instituição e advogados e advogadas que atuam no setor jurídico corporativo.

A OAB SP, representada pelo presidente em exercício, Leonardo Sica, e pelo tesoureiro Alexandre de Sá Domingues, visitou o escritório Leite, Tosto e Barros, que está no mercado há mais de 30 anos e atua na resolução de conflitos judiciais e extrajudiciais, além de casos contenciosos complexos.

No local, os dirigentes da Secional foram recepcionados pelos sócios Ricardo Tosto, Luciana Arduin e Mariana Nogueira, que reuniram um time de colaboradores para um bate-papo em que conheceram mais sobre o funcionamento da OAB SP.

Sica apresentou a estrutura do Universo OAB SP (OAB Secional paulista, Subseções e Subsedes; CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo; ESA - Escola Superior da Advocacia; e OABPrev), citando as diversas vantagens disponibilizadas aos inscritos na Ordem paulista. Ao falar sobre o OABPrev, sistema de previdência privada exclusivo para advogados e advogadas, o presidente em exercício da entidade recebeu comentário positivo da advogada Priscila Gonçalves Ricardino. "Eu uso o programa há cerca de seis anos e acho maravilhoso. Esse é um serviço muito importante", disse.

Sica destacou, ainda, o programa Anuidade de Volta, que transforma o valor anual pago à Ordem em créditos na ESA; o sistema de Cash Back exclusivo da OAB Shop; além da gratuidade aos novos inscritos para emissão de certificados digitais, benefícios que chamaram a atenção dos profissionais presentes no encontro.

"Confesso que não conhecia esses serviços e acho que muitos aqui também não, mas recomendo a todos que usem essas vantagens", comentou Ricardo Tosto, ressaltando, principalmente, os programas pelos quais é possível abater o valor da anuidade (Anuidade de Volta e Cash Back).

O presidente em exercício mencionou, também, os avanços conquistados desde 2022. Dentre eles, apontou os esforços para inserir a Ordem paulista na era da tecnologia, permitindo realizar as operações que, antes, eram realizadas de forma manual e utilizando diversos formulários, por meio digital, e até ofertando cursos de especialização para a categoria, como o de IA Generativa.

O advogado Alexandre Mariano, que faz parte da equipe de profissionais do escritório e é membro da Comissão de Sociedades de Advogados, atestou relato feito por Sica de que, antes, eram utilizados na OAB SP carrinhos para carregar pilhas de processos, principalmente relativos às sociedades de advogados. "De fato, era difícil, pois tudo se fazia em papel e com muita morosidade", comentou.

Ao falar sobre as ações da OAB SP para melhorias da classe dos advogados e advogadas, Leonardo Sica ressaltou a luta para desobrigar a advocacia de pagar custas processuais em ações de cobrança de honorários advocatício e a conquista do novo prazo para pagamento da guia DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais), confirmado pelo TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).

Por fim, o presidente em exercício da OAB SP indicou a importância da modernização das Casas da Advocacia, incluindo, em todas, espaços de coworking e salas multiuso para atendimento dos profissionais. "Com isso, estamos abrindo as portas das Subseções para que advogados e advogadas ocupem esses espaços, seja para a Assistência Judiciária ou para fazer audiências online, reuniões, entre outras tarefas", explicou.

O projeto OAB SP In Company seguirá com agenda de visitas a outros escritórios de advocacia.