Hora do Voto

09 de setembro de 2024 - segunda

Hora do Voto: OAB SP recebe Marina Helena do Novo

Candidata participou de rodada de apresentação de planos de governo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo

O projeto Hora do Voto, em que a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) abre as portas para que os candidatos a cargos do executivo dialoguem com a sociedade e apresentem suas propostas de governo, recebeu nesta segunda-feira (9) Marina Helena, candidata à prefeitura de São Paulo pelo partido Novo. A conversa foi mediada pelo advogado Sergei Cobra Arbex, apresentador do podcast ‘Pontos & Vistas’, no canal Cultural da Ordem. O evento, realizado na sede da secional na capital, foi aberto ao público e também transmitido pelo canal no YouTube.

A secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, abriu o bate-papo relembrando “verdadeira vigília cívica” realizada pela Ordem paulista nas eleições presidenciais de 2022, referindo-se às sabatinas realizadas com os presidenciáveis. “Eventos como este colocam a Ordem onde ela deve estar, papel do

qual ela jamais deveria ter se afastado”, afirmou Magalhães, chamando atenção para um quadro que decora o auditório, com imagem das Diretas Já!, movimento político que aconteceu em 1983 e no qual a secional paulistana e também a OAB nacional tiveram grande relevância.

“Realizar aqui esse espaço de diálogo, só confirma a crença de que nós só construímos uma sociedade quando abrimos para o diálogo. Espero que a advocacia e a sociedade possam ser blindados com propostas de qualidade”, disse a secretária-geral da secional paulista.

Transparência de Gastos Públicos e menos estados

Economista, de 43 anos, Marina Helena nasceu em Brasília, passou parte da infância no Maranhão e há mais de 20 anos vive em São Paulo. Atuou na iniciativa privada e teve passagens na administração pública, quando trabalhou com o ministro Paulo Guedes no comando da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento, durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Eu não sou política há muito tempo, mas sou uma brasileira indignada por pagar 40% de imposto e não poder andar com o celular na rua”, declarou em sua apresentação.

Marina Helena acredita que falta à administração pública o que chama de transparência radical, “para que cada cidadão saiba no que é gasto cada centavo do dinheiro público”. Respondendo a perguntas enviadas pela plateia e por internautas que acompanhavam a transmissão, Marina Helena falou também sobre segurança pública na cidade e afirmou que pretende dobrar o efetivo e armar a GCM (Guarda Civil Metropolitana).

A candidata condenou a presença do suposto envolvimento de facções criminosas no transporte público da capital paulista e falou também de saúde, educação e zeladoria. Ela defende a internação compulsória de usuários de droga, associada ao combate ao crime organizado, para resolver o problema da Cracolândia e acredita que os subprefeitos do município precisam ser avaliados a cada ano pela população dos bairros. “Se não melhorou a vida das pessoas, é trocado”, propõe.

No dia 27 de setembro, o Hora do Voto recebe o candidato José Luiz Datena, do PSDB, para um bate-papo.