A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou nesta quarta-feira (25), dentro do Projeto OAB SP In Company, mais uma visita à sociedade de advogados Trench Rossi e Watanabe, desta vez contando com a presença de cerca de 150 profissionais que trabalham no escritório, na capital paulista.
A primeira visita realizada ao escritório, também por meio do OAB SP In Company, ocorreu no início de agosto, quando a OAB SP, representada pelo vice-presidente, Leonardo Sica, foi convidada a acompanhar uma das reuniões do Grupo de Estudos de Direito do Trabalho Empresarial (GEDTE), que reúne mais de 60 escritórios de várias regiões do país.
Na segunda visita, a presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, acompanhada por Sica, foram recepcionados pela advogada Letícia Ribeiro, Marcio de Souza Polto e outros sócios do escritório, além de colaboradores. Também esteve presente Viviane Scrivani, que é diretora secretária- geral adjunta na Subseção da OAB SP, Santo Amaro, e compõe o time de especialistas de Jurídico Interno, Compliance, ESG e D&I no escritório.
Patrícia e Sica levaram aos advogados e advogadas uma série de informações relativas ao funcionamento da estrutura da Ordem e os avanços, principalmente tecnológicos, conquistados de 2022 para cá, além dos vários benefícios para os inscritos na instituição, até as lutas coletivas pela classe.
"Costumamos explicar que a OAB SP é uma grande instituição que exerce três funções: prestação de serviços, como por exemplo, o registro de sociedade de advogados, entre tantas outras; política, na defesa das causas que são de interesse da advocacia como a via D+Zero, aumento de prazo entre a emissão e o pagamento das guias de custas (D+5), e outras conquistas; e de apoio a advocacia, auxiliando na formação com programas como o Anuidade de Volta, espaços de trabalho nas Casas da Advocacia, e outros tantos benefícios", indicou a presidente da Secional paulista.
Seguindo o propósito do projeto OAB SP In Company, que é estabelecer uma conversa com os presentes, entender os desafios do dia a dia, tirar dúvidas, receber sugestões e entender de que forma a OAB SP pode colaborar. Um dos temas que ganhou destaque foi as fraudes na atuação de determinados profissionais. Foi perguntado de que forma a OAB SP tem lidado com essa questão.
Leonardo Sica esclareceu que o assunto surgiu em muitas visitas realizadas em escritórios, pelo projeto OAB SP In Company, o que motivou a Ordem paulista a organizar um grupo para analisar casos e encaminhá-los ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB SP. "O que combatemos é a litigância fraudulenta, verificando os que advogam em massa, mas de forma lícita", comentou o vice-presidente. Sica convidou o Trench Rossi e Watanabe a participar do grupo e ficou feliz em saber que dois advogados do time já participam.
Ao final, os sócios parabenizaram os representantes da Ordem pela iniciativa de estabelecer maior aproximação e diálogo com advogados e advogadas que atuam na esfera privada. "Foi ótimo obter tantas informações, pois não sabíamos da maior parte do que foi apresentado, muito importante", concluiu Marcio de Souza Polto, também integrante da sociedade.
O projeto OAB SP In Company é uma ação idealizada pelas comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos.