Em mais uma edição do Turbinando a Carreira, programa de inovação e empreendedorismo da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), 150 advogados e advogadas da região de Araraquara lotaram o auditório da 5ª Subseção da Ordem paulista. O evento ocorreu no sábado (14) e proporcionou mais de quatro horas de conteúdo ao público presente.
Os cinco painéis de debate foram coordenados por Daniela Magalhães, secretária-geral da instituição, que abriu o evento com a palestra “Advocacia 4.0”. À mesa estavam o presidente da OAB local, Felipe de Oliveira, sua vice-presidente, Clara Alvarenga, e o conselheiro secional, Silvio Barboza.
“A OAB SP está mudando e nós precisamos acompanhar esse movimento. Pesquisas mostram que a nossa profissão continua muito atrelada ao famoso ‘juridiquês’, que de nada nos ajuda a compreender o mercado. Por isso, precisamos nos capacitar, investir na educação e abraçar o que a tecnologia traz para facilitar nosso dia a dia”, ressaltou.
Como exemplo, Daniela compartilhou a relevância das ferramentas computacionais - capazes de otimizar a confecção de peças e representações - e desmistificou crenças que envolvem a Inteligência Artificial. Chamou a atenção, ainda, para pautas comportamentais, que vão além dos livros - e foram debatidas na sequência pelos palestrantes convidados.
Flávio Páscoa, presidente da Comissão Especial de Sociedades de Advocacia da Secional, falou sobre as vantagens das sociedades, e Ísis Fontenele, especialista em consultoria e desenvolvimento de pessoas, sobre gestão de escritórios.
Inteligência emocional na advocacia
Mostrando a essência do Turbinando a Carreira, criado com o intuito de impulsionar a carreira dos advogados e advogadas em todos os âmbitos, Bruna Bezerra, vice-presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, abordou a importância de duas habilidades sociais: a liderança e o poder da inteligência emocional, ambas aplicadas especificamente no cotidiano da advocacia paulista.
O termo soft skills, usado para descrever ações relacionadas à maneira como profissionais lidam com o outro e consigo mesmo, ganhou destaque na palestra - e nas conversas paralelas da plateia também. “Dentre essas soft skills, eu considero a inteligência emocional a mais necessária para se ter uma advocacia perene e de sucesso. E, quando falamos disso, consequentemente precisamos falar de liderança também.”
Turbinando a Carreira
Afonso Pacileo, conselheiro estadual e coordenador do projeto Advocacia Empreendedora, desenvolvido pela OAB SP, em parceria com o Sebrae-SP, encerrou a manhã de conteúdos falando sobre marketing jurídico. O painel liderado por ele englobou, de forma bastante detalhada, todo o conceito que deu início ao Turbinando a Carreira. O programa, que inicialmente compunha as Conferências Regionais da Advocacia, tem percorrido o Estado e fomentado a promoção de conhecimento. Além disso, reforça a importância dos advogados atuarem também como gestores e buscarem carreiras jurídicas bem-sucedidas.
“Temos no Estado de São Paulo aproximadamente 400 mil advogados e, no Brasil, quase 1 milhão e 400 mil advogados. É muito? Sim! Mas é muito advogado fazendo a mesma coisa e do mesmo jeito. Então, o segredo é fazer diferente. É encontrar diferenciais competitivos, ser arrojado e não ter medo do novo”, finalizou.