Aceleradora de Escritórios

23 de setembro de 2024 - segunda

Terceira turma da Aceleradora de Escritórios da OAB SP tem início com conteúdo empreendedor

30 advogados participam do pioneiro projeto voltado aos pequenos escritórios e advogados autônomos

Terceira turma do projeto Acelerado de Escritórios de Advocacia foi iniciada na ESA OAB SP. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)


Próxima dos advogados e incentivando a cultura empreendedora dos pequenos escritórios e profissionais autônomos da área. Nas dependências da ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) foi dado início à terceira turma da iniciativa Aceleradora de Escritórios de Advocacia da Ordem paulista. “Nós rodamos o estado de São Paulo com o nosso compromisso inafastável de interiorização, levando as estruturas e a representatividade política e administrativa da OAB SP onde o advogado estiver. Mas nós queríamos que vocês viessem para cá, para conhecer nossas estruturas”, disse Daniela Magalhães, secretária-geral da Ordem paulista.

Daniela Magalhães, secretária geral da OAB SP, destacou o compromisso da Ordem paulista em se aproximar da advocacia de todo o estado de São Paulo. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

Entre os dias 19 e 21 de setembro, 30 advogados selecionados - dentre mais de 200 inscritos - iniciaram a sua jornada imersiva no mundo do empreendedorismo jurídico, acompanhados de especialistas em cultura empreendedora, gestão e operação de escritórios e marketing e negócios. “Queremos que vocês saiam daqui sabendo como se posicionar e que escritórios vocês querem ter”, destacou Magalhães durante a recepção dos “acelerados”.

Com seis meses de escritório ativo e sentindo-se privilegiada por ser uma das selecionadas, Gabrielle Carvalho e Silva, inscrita na Subseção de São José dos Campos, quer aproveitar a possibilidade de qualificar os serviços prestados. “Eu vi na Aceleradora uma oportunidade de profissionalizar realmente o escritório para entregar um serviço de melhor qualidade para os meus clientes, além de começar a carreira já acertando”, comentou.

Já no primeiro dia de missão, coordenada por especialistas do Insper, a advogada de São José dos Campos disse ter sofrido um baque com o conteúdo obtido. “Logo no começo a gente já leva um choque de realidade ao ver que, muitas vezes, pensamos muito adiante e deixamos de lado alguns pontos. Poder sentar e montar o canva do negócio, ver tudo aquilo que de fato pode ser importante para o cliente foi sensacional”, ressaltou Silva.

Paola Fernanda Mineiro, advogada inscrita em Campinas e atuante em áreas de impacto social no Direito, se propôs a participar da Aceleradora convicta de seus objetivos profissionais. “Consolidação do escritório, crescimento profissional e posicionamento no mercado são meus propósitos para alcançar mais pessoas com o escritório”, destacou. “Essa é uma oportunidade única de aprender sobre gestão de escritório, prospecção de cliente e posicionamento de marca, além de uma porção de situações”, complementou a advogada.

Diferente das colegas, Rodrigo Nogueira, de Araraquara, já atua no meio há 19 anos e comentou ser “um advogado das antigas”. “Meu principal objetivo é ampliar o escritório. Hoje a tecnologia evoluiu e nós temos que buscar conhecimento para evoluir também na advocacia”, pontuou, ao enfatizar que o programa é exatamente o que estava almejando.

Acelerados visitaram o escritório Hondatar Advocacia nesta primeira missão. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

Road trip

Uma das propostas do projeto é permitir que os advogados visitem um escritório de advocacia de São Paulo para entenderem, na prática, as dinâmicas, atuação e posicionamento no mercado. A visita desta missão foi realizada no Hondatar Advogados. Sob a apresentação de Helcio Honda, sócio-fundador do escritório de mais de 30 anos de trajetória, Honda enfatizou que o início de qualquer escritório é difícil e exige muito dos profissionais, que acabam tendo que fazer um pouco de tudo. “Vocês estarem aqui já é um grande fator, pois mostra uma vontade, uma disposição para crescerem”, comentou aos “acelerados”. Rita Teixeira, sócia-diretora do Hondatar, também mostrou aos presentes as atividades sociais do escritório, como o Instituto Hondatar, que fomenta a formação profissional de moradores da comunidade Mario Cardim, e a parceria com a ONG ABCP.

A missão 1 da Aceleradora de Escritórios de Advocacia ainda contou com orientações sobre processo empreendedor, gestão financeira, de pessoas e operacional, liderança e modelo de negócios.
 


Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.


pub