Balanço

24 de setembro de 2024 - terça

OAB SP reúne um dos maiores voluntariados do país em Comissões, Diretoria e Conselho

Quase 60 mil advogados e advogadas dedicam tempo e conhecimento neste trabalho voltado para a classe e para a sociedade

O trabalho das Comissões representa um grande serviço da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) à sociedade. A Secional possui, atualmente, 98 Comissões instaladas e, nas Subseções, são 4.434 Comissões atuantes, um trabalho voluntário que reúne 55.249 advogados e advogadas em todo o estado. Ou seja, 15% da advocacia paulista dedica parte do seu tempo e do seu conhecimento para o aprimoramento da profissão e para prestar um importante serviço à sociedade. Por meio das Comissões, a OAB SP publicou, desde 2022, 80 notas e 36 livros, e realizou cerca de 5 mil eventos.

“As comissões são os braços e as pernas, o sangue e a alma da Ordem. São as comissões que realizam todo o trabalho na ponta. É um trabalho voluntário que milhares de pessoas prestam gratuitamente porque querem contribuir com a sociedade e com a classe”, ressalta Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.

Assim como os presidentes e integrantes de Comissões, os dirigentes da Secional e das Subseções e os Conselheiros Secionais e Federais não recebem qualquer pagamento para trabalhar em prol dos interesses da classe e da sociedade. São mais de 1.400 advogados e advogadas nessas funções.

O trabalho voluntário desempenhado diariamente por estes profissionais gera uma economia milionária para a OAB SP. Se a Ordem paulista fosse pagar pelos serviços realizados por tantos voluntários, os gastos ultrapassariam 190 milhões de reais por ano, segundo cálculos feitos com base nos valores da tabela de salários de advogados e nas horas dispensadas nas funções da diretoria, do Conselho, do Tribunal de Ética e Disciplina, das Comissões e do Departamento Cultural.