Eleições 2024

25 de setembro de 2024 - quarta

Eleições online OAB SP 2024: registro das chapas será 100% digital

Processo totalmente digital desobriga candidatos a apresentarem documentos físicos, trazendo agilidade e conveniência

As chapas que desejarem concorrer à direção da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo) e das 257 Subseções, para o triênio 2025-2027, terão uma grande novidade este ano: as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo aplicativo "Chapa Digital OAB SP", disponível a partir do dia 3 de outubro na App Store (iOS), na Google Play (Android) e também na versão web. Isso significa que todo o processo de registro será 100% digital, simplificando a protocolização de documentos.

Com essa inovação, os candidatos não precisarão mais apresentar documentos físicos, eliminando filas e deslocamentos. O aplicativo oferecerá praticidade, conveniência e agilidade no processo de inscrição das candidaturas.

Todas as informações necessárias, como o passo a passo para inscrição, tutorial, formas de requerimento de registro, condições de elegibilidade e orientações sobre o que é permitido ou proibido durante a campanha, estão disponíveis no Manual do Candidato, que pode ser acessado no site das Eleições 2024 da OAB SP.

Além disso, o site incluirá todo o material relacionado ao pleito, como legislação, comunicados, informações sobre a votação on-line, entre outros. O conteúdo completo será disponibilizado após a publicação do Edital das Eleições, prevista para o início de outubro.

Composição das chapas

As chapas deverão ter uma composição que atenda aos seguintes critérios: 50% de candidatos de cada gênero, incluindo titulares e suplentes, e no mínimo 30% de advogados ou advogadas pretos, pardos ou com definição análoga (de acordo com critérios de heteroidentificação), considerando a totalidade dos cargos em disputa.

Cargos no âmbito Secional

Diretores Secionais (cinco)
Conselheiros(as) Secionais Efetivos (oitenta e cinco)  e Suplentes (noventa);
Conselheiros(as) Federais Efetivos (três) e Suplentes (três);
Diretores CAASP Efetivos (cinco) e Suplentes (cinco).

Cargos no âmbito das Subseções - Cinco Membros Diretores:

Presidente;
Vice-Presidente;