Eleições 2024

23 de setembro de 2024 - segunda

Pela primeira vez, eleições da OAB SP serão 100% online

380 mil advogados e advogadas inscritos na entidade votarão pelo celular, tablet ou computador

Com foco em acessibilidade, conveniência, transparência e segurança, as eleições da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), previstas para 21 de novembro deste ano, serão, pela primeira vez, 100% online.

Os mais de 380 mil advogados e advogadas inscritos na entidade escolherão, por meio de chapas,  a diretoria da Secional, CAASP,  conselheiros(as) estaduais e federais  e as diretorias das 257 Subseções de forma remota, pela internet. Ou seja, a advocacia paulista participará do pleito (triênio 2025-2027) a partir de suas casas, escritórios ou mesmo em trânsito, por meio do celular, tablet ou computador, de forma prática e segura, eliminando a necessidade de deslocamento até os locais de votação.

As eleições online são um marco para a OAB SP e representam um avanço significativo no processo eleitoral da instituição, promovendo a participação ativa de toda a advocacia paulista. A escolha pelo sistema de votação online teve como objetivo facilitar o exercício do direito ao voto, bem como fortalecer a representatividade e a coesão da classe.

Vantagens

As eleições online trazem vantagens que beneficiam diretamente os advogados e advogadas de São Paulo, tais como:

Acessibilidade: com o formato online, todos(as) os(as) advogados(as) podem participar das eleições de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento até os locais de votação;

Conveniência: o processo de votação online é simples e pode ser realizado a qualquer momento dentro do período estipulado para a eleição (no dia 21 de novembro, de 9h às 17h). Isso permite que cada advogado(a) escolha o melhor momento para exercer seu direito ao voto, respeitando suas rotinas e compromissos profissionais;

Segurança, transparência e agilidade: As Eleições OAB SP 2024 serão conduzidas pela plataforma digital WebVoto, empresa homologada pelo Conselho Federal, e que já tem décadas de experiência nesse tipo de processo. Este mesmo sistema já foi usado na eleição passada por cinco Secionais: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O sistema utiliza criptografia de ponta a ponta, autenticação em múltiplos fatores e auditorias independentes para garantir que todos os votos sejam contabilizados de forma precisa.  Essa tecnologia permite ainda um processamento seguro, rápido e transparente dos votos, garantindo que os resultados sejam apurados de maneira ágil e segura.

Em breve, a Secional divulgará mais informações sobre o processo eleitoral, com orientações detalhadas. Acompanhe os canais de comunicação da OAB SP para todas as atualizações sobre as Eleições OAB SP 2024: site, redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, X, TikTok), chatbot, e-mail mkt, SMS e canal do WhatsApp.