A OAB SP tem promovido diversas ações voltadas para apoiar e fortalecer a Jovem Advocacia, com foco em capacitação, infraestrutura e redução de custos. Entre as iniciativas, está a criação do Programa de Apoio à Advocacia Iniciante (PAI), que reúne vantagens e benefícios aos advogados e advogadas em início de carreira.
O programa oferece, gratuitamente, o certificado digital em nuvem, essencial para o exercício da profissão. Além disso, a jovem advocacia tem acesso à Oficina da Advocacia, um curso online e gratuito com 17 módulos que aborda temas relevantes para o exercício da profissão não oferecidos por faculdades de Direito.
Outra iniciativa é o Cartão Black, que funciona como um cartão de visitas virtual e inclui o acesso, via QR code, ao certificado digital e aos conteúdos da Oficina. A Jovem Advocacia também é beneficiada pelo programa Anuidade de Volta e pode utilizar 100% do valor da anuidade em cursos de pós-graduação ou cursos livres da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Além disso, são oferecidos eventos exclusivos e gratuitos, como os Congressos Estaduais da Jovem Advocacia, dos quais foram realizadas 10 edições. Desde 2022, a Secional e as Subseções realizaram quase 6 mil eventos gratuitos, entre palestras, congressos e seminários, uma média de 6 eventos por dia.
“Hoje, no estado de São Paulo, mais de 50% dos advogados têm até 40 anos. Portanto, são advogados jovens. Temos que dar conta de trabalhar e criar oportunidades para a Jovem Advocacia participar da instituição, trazendo suas ideias e demandas”, diz Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP.
A Jovem Advocacia também é um dos focos do projeto de modernização das Casas da Advocacia, que tem promovido a transformação dessas estruturas em todo o estado, pelas quais os imóveis ganham salas modernas e funcionais, espaços de coworking, salas para realização de reuniões e audiências virtuais. Nesta nova era das Casas da Advocacia, os profissionais têm todo o suporte para trabalhar, principalmente os que estão em início de carreira e ainda não possuem seus próprios escritórios.
“Sou professora há muito tempo e vivo de perto esses primeiros anos da profissão. Por isso, luto para que a Ordem seja apoio e referência para todos e, em especial, à jovem advocacia”, ressalta Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.
Uma das conquistas mais recentes voltadas à Jovem Advocacia é o benefício da dispensa da carteira de brochura para estagiários, o que reduz os custos para os profissionais em início de carreira.