02 de outubro de 2024 - quarta

‘A advocacia me deu régua e compasso’, afirma novo presidente do TRT-2 em solenidade de posse prestigiada pela OAB SP

A presidente Patricia Vanzolini representou a classe em evento no qual foi empossado o desembargador Valdir Florindo e demais membros do novo corpo diretivo do Tribunal

Patricia Vanzolini fez parte da mesa da solenidade, composta por ministros, magistrados e demais autoridades.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, representou a advocacia em solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), realizada nesta terça-feira (1), no teatro Raul Cortez, na Bela Vista, e que reuniu representantes dos poderes Judiciário e Executivo, além do Ministério Público.

Vanzolini compôs a mesa do evento ao lado de Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e Segurança Pública), Lelio Bentes Corrêa (presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e Luiz Marinho (ministro do Trabalho e Emprego); dos desembargadores Fernando Antonio Torres Garcia (presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Carlos Muta (presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi (representando a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Enio Luiz Rossetto (presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo); do vice-procurador João Filipe Moreira Lacerda Sabino (chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região); e do deputado federal Marcos Pereira (vice-presidente da Câmara dos Deputados).

Na ocasião, foram empossados para a diretoria do TRT-2, no biênio 2024/2026, Valdir Florindo como presidente; Antero Arantes Martins, vice-presidente administrativo; Francisco Ferreira Jorge Neto, vice-presidente judicial; e Sueli Tomé da Ponte, corregedora regional. Também tomaram posse novos integrantes da Ouvidoria, EJUD-2 (diretoria e conselho consultivo) e Órgão Especial.

Novo corpo diretivo do TRT 2: Valdir Florindo, presidente; Antero Arantes Martins, vice-presidente administrativo; Francisco Ferreira Jorge Neto; vice-presidente judicial; e Sueli Tomé da Ponte, corregedora regional.

O ministro Lelio Bentes Corrêa parabenizou os empossados e destacou dados recentes do TRT-2, maior tribunal trabalhista do país, indicando sua importância. Ele apontou que, somente neste ano, de 1º de janeiro a 31 de agosto, o órgão recebeu 158.650 novos casos, o que, conforme explicou, representa 22% de todos os novos casos recebidos na Justiça do Trabalho brasileira. "No mesmo período, 196.251 processos foram julgados, superando, e muito, o número de processos recebidos", ressaltou.

Já empossado como presidente do TRT-2, Valdir Florindo comentou, em trechos de seu discurso, que acredita no trabalho em equipe e conta com o auxílio de profissionais e entidades parceiras em sua gestão. Ao narrar um pouco de sua trajetória na carreira jurídica, destacou sua atuação na advocacia. "Caríssima Dra. Patricia Vanzolini, ilustre presidente da nossa OAB SP, a advocacia me ensinou muito e me deu régua e compasso. Tenho muito orgulho dos 17 longos anos em que fui advogado", comentou.

Também prestigiou a solenidade o presidente da Comissão Trabalhista da OAB SP, Gustavo Granadeiro, além de membros desta e outras comissões e subseções da Ordem paulista.

OAB SP segue na defesa da competência da Justiça do Trabalho

Patrícia Vanzolini e Gustavo Granadeiro, têm realizado diligências a Brasília para entregar a ministros do Superior Tribunal Federal (STF), a "Carta em Defesa da Competência Constitucional da Justiça do Trabalho" e uma "Nota Técnica sobre os Impactos da Pejotização na Arrecadação Tributária". Os documentos, assinados pela OAB SP e mais 66 entidades, buscam sensibilizar o Supremo sobre a importância da preservação da competência da Justiça do Trabalho para aferir a natureza jurídica das relações trabalhistas e alertar sobre os prejuízos fiscais causados ​​pela pejotização. Flavio Dino, Luiz Fux, Edson Fachin, Cristiano Zanin e André Mendonça já receberam os documentos em encontros presenciais com os representante da Ordem paulista, que objetivam leva-los aos demais ministros do STF.