A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) acaba de lançar o programa “Promove Mulheres Advogadas”, proposta engajada no fortalecimento da carreira das mulheres no setor jurídico. “A aposta na mulher advogada é certeira e a OAB SP traz para dentro da entidade a proposta de ajudar a contornar obstáculos e a reconhecer a força e a potência desse público”, ressalta Patricia Vanzolini, presidente da Secional paulista.
Estruturada e encabeçada pela secretária geral-adjunta da OAB SP, Dione Almeida, a iniciativa é formatada em vídeos de até 1h30 de conteúdo, divididos em 27 temas, que serão disponibilizados no canal do Youtube da OAB SP. Ao todo, o curso contará com 30 horas de aulas separadas em blocos, relacionados ao afeto à advocacia e às áreas específicas de atuação profissional.
“Quando pensamos em saúde e lucratividade, nós reconhecemos que para as mulheres os desafios são maiores, por isso criamos estratégias de negócios para que a advocacia feminina tenha melhores resultados, fato que repercute positivamente em toda a advocacia brasileira”, ressalta Dione Almeida sobre o projeto. Para atingir esse objetivo, o programa trará temas que vão além do Direito, com foco em habilidades comportamentais e tendências do mercado, como Advocacia 5.0 e uso da inteligência artificial.
Um diferencial significativo da iniciativa são os vídeos ministrados sob a ótica de mulheres advogadas, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais relevante e alinhada às necessidades do público-alvo. “Inclusão e diversidade também são estratégias de negócios, nós precisamos enxergar a advocacia como carreira, com as nossas vivências e perspectivas”, destaca Dione. Os temas abordados incluem questões cruciais, como assédio, comunicação e oratória, gestão de escritórios e liderança.
A OAB SP é composta por uma maioria de mulheres - cerca de 194 mil advogadas - e o programa “Promove Mulheres Advogadas” representa um passo significativo na construção de um ambiente jurídico mais inclusivo e igualitário.
Primeiros episódios
Comandados sempre pela secretária-adjunta da Ordem paulista, Dione Almeida, o programa terá em seu primeiro episódio a participação de Isabella Paranaguá, especialista em Litígios e Planejamento Sucessório, para uma conversa sobre “Advocacia do Zero ou Quase do Zero”. Já o segundo episódio da iniciativa, sobre o tema “Empreendedorismo Jurídico”, conta com a presença de Tatiana Costa, profissional da área de Direito Eleitoral e empreendedora jurídica.
Selo Promove Mulheres Advogadas
O programa “Promove Mulheres Advogadas” é lançado na esteira das iniciativas de igualdade de gênero e raça na advocacia paulista. Neste ano, a OAB SP lançou, de forma pioneira, o “Selo Promove Mulheres Advogadas”, que certificou os escritórios de advocacia do estado de São Paulo que promovem a participação e a permanência de advogadas mulheres e negras em seus quadros funcionais e diretivos.