Igualdade Racial

01 de outubro de 2024 - terça

Iniciativas pioneiras da OAB SP reforçam compromisso com a diversidade e inclusão

Paridade de gênero e equidade racial representam importante pilar na administração da Ordem paulista

A diversidade tem sido um dos pilares fundamentais da OAB SP nos últimos três anos, guiando importantes projetos e ações da Instituição. A Ordem paulista implementou políticas de paridade de gênero e equidade racial em diversas frentes, destacando-se como a primeira Secional a adotar essas regras para as indicações ao Quinto Constitucional. Além disso, a OAB SP tornou obrigatório em 2023 que todas as Subseções passem a contar com uma Comissão de Igualdade Racial.

A OAB SP também tem valorizado a advocacia negra por meio de iniciativas como o Prêmio Benedicto Galvão e as Medalhas Tereza de Benguela e Esperança Garcia, reconhecendo contribuições relevantes para o fortalecimento da equidade racial, e a criação da Feira de Inclusão e Empregabilidade para a advocacia negra, cuja primeira edição foi premiada pela ONU em abril de 2024.

No que se refere à promoção da equidade de gênero, o selo Promove Mulheres Advogadas incentiva a valorização das mulheres nos escritórios de advocacia. Até o momento, 19 bancas já foram certificadas.

Outras iniciativas também ganharam destaque, entre elas a criação da Ouvidoria das Mulheres Advogadas, a construção de espaços de aleitamento materno em pontos de atendimento e o estabelecimento de um canal de denúncias para casos de assédio contra mulheres.

Ainda neste triênio, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero se tornou permanente (maio de 2023) e houve a disponibilização de placas de respeito ao nome social às subseções.