01 de outubro de 2024 - terça

Com aumento de 21% do número de assistidos, OABPrev-SP investe em educação financeira e amplia benefícios

Plano de previdência da Ordem paulista contabiliza mais de 500 beneficiários; patrimônio aumentou 31,5%, superando a barreira de R$ 1,45 bilhão

Com a missão de entregar um plano de previdência complementar exclusivo para atender às necessidades de advogados e advogadas paulistas e seus familiares, a OABPrev-SP celebra, em 2024, um aumento de 21% do número de assistidos nos últimos dois anos e meio, chegando a mais de 520 benefícios concedidos, conforme detalha a presidente da entidade, Érika Palma.

“São mais de 53 mil participantes com planos ativos, em fase de acumulação. Em 2023, foram mais de 20 milhões em pagamentos de benefícios”, destaca a dirigente, complementando que o patrimônio da OABPrev-SP também registrou um crescimento na casa de 31,5%, superando a barreira de R$ 1,45 bilhão.

Os números positivos refletem a atuação da entidade. Para tanto, os recursos são investidos em gestores de notório conhecimento, com um amplo acompanhamento de suas gestões pela diretoria e pelo Comitê de Investimentos da OABPrev-SP.

“Além da consultoria especializada, prestada no momento de oferta do plano de benefícios por meio de consultores exclusivos, disponibilizamos também, em nosso site, uma plataforma de educação financeira”, destaca Palma.

Confira, a seguir, entrevista completa com a presidente da OABPrev-SP:

1 - Quais têm sido as principais conquistas da OABPrev-SP nos últimos anos e como elas têm impactado os advogados que aderiram ao plano?

Érika: A principal conquista da OABPrev-SP foi ter atingido o seu principal objetivo, que é conceder benefícios. São mais de 500 assistidos e mais de 53 mil participantes com planos ativos, em fase de acumulação. Em 2023, foram mais de 20 milhões de reais em pagamentos de benefícios.

2 - Em meio às oscilações do mercado e à recente Reforma da Previdência, como a OABPrev-SP tem adaptado suas estratégias para garantir a segurança financeira de seus participantes?

Érika: A OABPrev-SP, por meio de seus órgãos estatutários, busca sempre os melhores resultados com a maior segurança possível. Os recursos são investidos em gestores de notório conhecimento, com um amplo acompanhamento de suas gestões pela diretoria e pelo Comitê de Investimentos da OABPrev-SP.

A Reforma da Previdência criou uma janela de oportunidades que foi - e ainda é - aproveitada pela OABPrev-SP, ainda mais diante de um público de advogados autônomos. Mas tudo depende, também, de uma boa dose de educação financeira e previdenciária, que também é feita pela entidade.

3 - A tecnologia vem transformando diversos setores, inclusive o de previdência privada. A OABPrev-SP tem adotado ferramentas digitais ou inovações tecnológicas para melhorar a experiência dos advogados?

Érika: Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento, o que deve ser uma constante no mundo atual. A interação entre o participante e a OABPrev-SP está cada vez melhor e ainda estamos buscando aprimorar o nosso aplicativo (App), para dar ainda mais autonomia ao nosso participante.

4 - A educação financeira é um tema relevante para todos os profissionais. Que iniciativas a OABPrev-SP tem promovido para conscientizar os advogados sobre a importância do planejamento de longo prazo?

Érika: Além da consultoria especializada, que é prestada no momento de oferta do plano de benefícios por meio de consultores exclusivos, disponibilizamos, também, em nosso site, uma plataforma de educação financeira.

5 - Como a OABPrev-SP lida com a diversificação dos investimentos para equilibrar segurança e rentabilidade para os participantes?

Érika: Temos ótimos players de mercado fazendo a gestão dos recursos. E a segurança passa pelo acompanhamento rotineiro destes gestores mediante atuação da diretoria e do Comitê de Investimentos. Lembrando que os investimentos seguem uma política de investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo.

6 - Quais são os principais projetos e objetivos da OABPrev-SP para os próximos anos? Há planos de expansão ou novos serviços para os advogados?

Érika: Os objetivos são melhorar a rentabilidade do plano, como vem acontecendo nos últimos meses, bem como ampliar os benefícios ofertados e o atendimento não só dos advogados e cônjuges, mas também de todos os familiares.