Fenalaw 2024

16 de outubro de 2024 - quarta

Fenalaw 2024: evento promove sinergia e interação entre os participantes

Presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB SP e membro do conselho da feira fala ao JA sobre a importância do evento na carreira da advocacia

Programada para acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro, a Fenalaw 2024 promete manter o seu status de maior evento da América Latina do meio jurídico. A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) estará presente com o estande Universo OAB SP, o podcast Universo OAB SP Talks, serviços diversos à advocacia, além de participações em palestras e painéis.

Ricardo Ferrari, presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB SP e membro do conselho da Fenalaw, falou em entrevista ao Jornal da Advocacia um pouco mais sobre a importância do evento na carreira dos advogados, como participantes e palestrantes, e quais as tendências de mercado que serão debatidas na Fenalaw.

Confira a entrevista abaixo:

Jornal da Advocacia: Com mais de 500 palestras programadas para o evento, como você vê a importância dessas apresentações para a atualização e capacitação dos advogados e advogadas ao longo dos três dias? Que tipo de impacto elas podem gerar na prática profissional?
Ricardo Ferrari: Após a experiência de ter participado por dois anos da Fenalaw, a primeira como visitante e a segunda como conselheiro, não tenho dúvidas de que se trata do evento sobre Direito e Tecnologia mais importante da América Latina. Há temas que abrangem todos os setores do Direito e soluções para os diversos problemas práticos dos advogados e advogadas. Mais do que isso, permite a reflexão sobre novos modelos de negócios e inovações nos próprios processos já estabelecidos, além de contribuir para a Jovem Advocacia na elaboração de novos campos de trabalho. As palestras são qualificadas pela profundidade, e como dito, pela diversidade. Os advogados podem trazer suas dúvidas e apresentar reflexões, havendo impacto imediato e substancial no futuro de seus negócios e profissão.

JA: No mesmo sentido, qual é o impacto para a carreira dos palestrantes. Como os convidados a participar do maior evento do mercado jurídico da América Latina se sentem ao participar da formação dos colegas de classe?
Ricardo Ferrari: Os palestrantes contribuem com sua experiência na profissão e com seus estudos na academia. Além disso, os conhecimentos sobre tecnologia permitem outro olhar sobre a condução das discussões técnicas e sua aplicação. Nessa troca entre palestrantes e participantes há um enriquecimento mútuo. Além disso, claro, é importante possuir um evento dessa magnitude no seu currículo.

JA: Além do conteúdo técnico, qual é o papel do evento na promoção do networking e a troca de experiências entre os participantes? Como isso pode fortalecer a atuação dos advogados no mercado atual?
Ricardo Ferrari: Da troca de experiências técnicas vem o relacionamento que se dá pelo interesse e pela empatia. Mais do que isso, pode resultar em parceria de negócios e mesmo oportunidade de trabalho. A interação entre os participantes e a sinergia do evento são sempre muito promissoras.

JA: Em sua opinião, quais são os principais temas abordados nas palestras que refletem as tendências do mercado jurídico?
Ricardo Ferrari: Os principais temas apresentados no evento tratam de soluções para o dia a dia da advocacia. As soluções referem-se a gestão de escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos de empresas, inovações nas práticas dos processos internos e externos, judiciosos ou judiciais; interface entre vários ramos do conhecimento e sua intersecção, que refletem na prestação jurídica, como contabilidade, consulta de processos e jurimetria, e novos modelos de negócios.

E as tendências são aplicar tecnologia para melhorar os processos internos e externos. O advogado que se aproximar desses novos modelos e inovações terá vantagens competitivas sobre os demais colegas no mercado de trabalho e na montagem de seus próprios negócios.

JA: No que diz respeito ao Direito Administrativo, quais as tendências para ficarmos de olho?
Ricardo Ferrari: Atualmente, o Direito Administrativo está aplicado nas principais demandas brasileiras, que dizem respeito a infraestrutura e sua implantação. Sistemas de controle e fluxos menos custosos, novos modelos de contratação, como apresentações rápidas e assertivas, novos modelos de negócios, em especial a partir da nova legislação de licitações e contratos. São temas muito relacionados às inovações apresentadas nas palestras, serviços e produtos trazidos pela Fenalaw. Isso sem considerar outros temas afins como Direito Ambiental e Urbanístico que estão ligados com o Direito Administrativo.