Aceleradora de Escritórios

21 de outubro de 2024 - segunda

Missão 2 da terceira turma da Aceleradora foca em gestão e operação de escritórios

Projeto pioneiro da OAB SP visa impulsionar pequenas sociedades advocatícias e profissionais autônomos com uma imersão em empreendedorismo jurídico

Abertura da Missão 2 na ESA

Com o tema 'Gestão e Operação de Escritórios', foi realizada, entre os dias 17 e 19 de outubro, a missão 2 da terceira turma da Aceleradora de Escritórios, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) voltada a promover o empreendedorismo jurídico. O objetivo do projeto é fornecer ferramentas e conhecimento para o desenvolvimento de pequenos escritórios e advogados autônomos, contribuindo para o crescimento de seus negócios.

A jornada da nova turma iniciou na segunda quinzena de setembro, quando 30 advogados e advogadas, selecionados entre mais de 200 inscritos, entraram no programa objetivando desenvolverem seus negócios e carreiras com o apoio de profissionais qualificados.

Iniciada na última quinta-feira (17), a missão 2 teve como coordenadora a professora Ísis Fontenelle. Nas dependências da Escola Superior da Advocacia (ESA), a abertura dos trabalhos contou com sua presença, bem como da coordenadora da escola, Eduarda Chaves, além de Fernanda Ramos e Afonso Paciléo, integrantes do Comitê da Aceleradora.

Paciléo destacou a importância do programa, ressaltando a oportunidade única para que os participantes tenham contato com informações essenciais para impulsionar seus negócios. "Não aceitem a acomodação, o sucesso é uma jornada de constante superação, aprendizado e adaptação", afirmou.

Ísis Fontenelle conduziu dinâmicas que desafiaram os participantes a aprimorar suas habilidades de comunicação, liderança, gestão de crises e valores organizacionais, visando prepará-los para enfrentar desafios em seus negócios no dia a dia.

Advogados comemoram participação no projeto

Melissa Marson

Maximiliano Souza, advogado autônomo de São Paulo, elogiou a experiência até então vivida na Aceleradora: "Não tenho palavras para expressar o que está sendo isso tudo para mim". Ele também destacou a troca de informações com colegas de diferentes áreas do Direito como um dos pontos mais importantes do projeto.

Melissa Marson, advogada do Vale do Paraíba, compartilhou sua satisfação com o aprendizado, especialmente em relação à gestão de pessoas, um fator que considera crucial para o sucesso de sua sociedade unipessoal de advocacia.

Luciano Russo, sócio de um escritório na comarca de Barueri, celebrou a oportunidade de participar da Aceleradora e afirmou que o programa está proporcionando ensinamentos práticos e direcionados ao crescimento rápido e organizado de seu negócio. "Minha expectativa é alcançar liberdade financeira e profissional", comentou.

Conhecendo uma grande sociedade

Como parte da jornada, na sexta-feira (18), a turma participou de uma "road trip" ao escritório Machado Meyer, um dos mais tradicionais do país, com mais de 50 anos de atuação. Eles foram recebidos por Ana Carolina Lourenço Santos, do setor de Diversidade e Inclusão e vice-presidente da Comissão de Mulheres Advogadas da OAB SP, além de Carlos José Santos da Silva (Cajé), sócio do escritório, e Tito Amaral de Andrade, CEO.

Durante a visita, os representantes do escritório compartilharam informações a respeito de gestão financeira e de pessoas, inclusão, diversidade e valores organizacionais.

Acelerados em visita ao Machado Meyer: no centro da foto, Cajé e Ana Carolina Lourenço.

Tito destacou o papel da liderança pelo exemplo e a importância de manter os valores éticos do escritório. "O grande desafio é manter o diálogo com os sócios, gerenciar expectativas e manter a harmonia em um ambiente onde conflitos são inevitáveis. Por isso, a liderança pelo exemplo é crucial para que todos sigam o comportamento esperado dentro da empresa", comentou.

Entre temas diversos que discutiu com os presentes, Cajé ressaltou que a colaboração entre escritórios, e não a competição, é fundamental para o sucesso na advocacia. "Seu concorrente não é seu inimigo, aprendam isso. Ele é seu aliado e pode vir a ser um parceiro, inclusive", alertou. Já Ana Carolina, além de explicar sobre a política de inclusão do Machado Meyer, abordou a necessidade de adotar tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para otimizar respostas e proteger dados.

Após a visita, os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir às aulas "Long Life of Learning (Vida Longa de Aprendizado)", com Ísis Fontenelle, e "Acordo de Sócios e Constituição de uma Sociedade de Advogados", ministrada por Mario Esequiel, abordando aspectos legais e financeiros essenciais para a boa gestão de escritórios.

A missão 2 foi concluída no sábado (19), com um workshop ministrado por Dairton Bassi, fundador do Agile Trends, sobre métodos ágeis e design thinking.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.