Fenalaw 2024

23 de outubro de 2024 - quarta

Podcast Universo OAB SP Talks estreia na Fenalaw com 15 convidados e muito conteúdo técnico jurídico

Projeto inédito, montado no estande da OAB SP e transmitido ao vivo pelo canal da Secional no YouTube, segue com programação intensa até sexta-feira



Inédito no estande da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), o primeiro dia do podcast Universo OAB SP Talks, transmitido diretamente da 21ª Fenalaw, contou com a participação de 15 convidados, entre membros da diretoria da Secional, palestrantes e formadores de opinião, e abordou temas muito especiais. O objetivo do projeto, que segue até sexta-feira (25), é levar mais serviços, soluções e informações do mundo jurídico a toda a advocacia paulista.

A abertura do programa, comandado pela manhã pelo conselheiro estadual Afonso Paciléo, teve a secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, como primeira entrevistada. A apresentação, contudo, foi alternada ao longo do dia pelas também conselheiras Sarah Hakim, Fernanda Ramos, Bruna Bezerra e Eduarda Chaves.

Em tom descontraído e de bate-papo, Magalhães tratou de assuntos importantes e que também são destaques entre os painéis da maior feira jurídica da América Latina. O processo de digitalização da advocacia, uso de legaltechs, além do fomento à inovação e ao empreendedorismo jurídico foram algumas das pautas comentadas pela secretária-geral.

“A inteligência artificial tem sido o ponto de partida para a atual transformação digital que vivemos - dentro e fora da Fenalaw. Por isso, a OAB SP está empenhada em acompanhar essa tendência. Aqui, nossa presença institucional é para mostrar que podemos cuidar e fortalecer a advocacia para o novo”, finalizou Magalhães.  

Compromisso com a advocacia

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, e seu vice, Leonardo Sica, participaram do podcast Universo OAB SP Talks, no estúdio da Secional paulista, também no período da manhã, logo após a participação de Sica no painel intitulado  "IA Acessível para Pequenos e Médios Escritórios: Como será o mundo com a IA – Como devo me preparar?".

Juntos, os dirigentes falaram sobre a importância da democratização da tecnologia e, ainda, sobre as vertentes criadas ao longo dos anos para atrair e proporcionar mais suporte à advocacia. Entre programas de incentivo e modernizações processuais, o vice-presidente da instituição destacou as recentes ações relacionadas à Justiça Restaurativa, que visam atrair novos modelos de Justiça Criminal e evitar o colapso do Judiciário.

“Em nossas muitas visitas pelo interior, percebemos que o esgotamento do Sistema Judiciário é uma realidade. Por isso, estamos comprometidos em apontar para outros meios de fazer justiça. Precisamos reinvestir nossos esforços e abrir novos campos. E é isso que nós vamos fazer enquanto organização de classe”, explicou Sica.

Já Vanzolini foi enfática ao comentar as medidas de proteção à advocacia feminina desenvolvidas pelo Universo OAB SP: “Nossa obrigação é cuidar dessas mulheres e tornar o ambiente jurídico mais saudável para todos, sem distinção de gênero e raça”.

Para isso, ela citou quatro ações já aplicadas - ou em processo de implementação - em todo o estado. São elas: a Ouvidoria da Mulher, o Canal de Denúncia de Assédio sexual ou moral, a inclusão de infração ética no Estatuto da OAB SP em casos de assédio moral ou sexual e, por fim, o protocolo para julgamentos por perspectiva de gênero dentro do TED (Tribunal de Ética e Disciplina).  

Fique ligado!

Também participaram do 1º dia do podcast Universo OAB SP Talks Adib Kassouf Sad, vice-presidente da CAASP; Luiz Paulo Pinho, do portal JusBrasil; Daniela Panteliades, diretora de produto do JusBrasil; Roberta Azzone, diretora da Escola de Prerrogativas da OAB SP; Camilla  Varella, membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Santo Amaro; Luis Szymonowicz, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB SP; Erika Palma, diretora-executiva da OAB-Prev-SP; Silvia Marzagão, presidente da Comissão Especial da Advocacia de Família e Sucessões; Rosa Ramos, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP; Gustavo Granadeiro Guimarães, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB SP; Heloisa Alves, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP; Leidiane Santana, ​​membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB SP; Millena Nunes, aceleranda da OAB SP; e Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro da OAB SP.

O projeto de entrevistas ao vivo na Fenalaw, transmitido diretamente do estande da Secional pelo canal da OAB SP no YouTube, continua nos próximos dois dias de feira, com convidados inéditos e muito bate-papo jurídico. Inscreva-se e acompanhe. 
 


pub