O contraste entre passado e futuro da advocacia paulista foi uma das principais pautas debatidas no podcast Universo OAB SP Talks, nesta quinta-feira (24), durante o segundo dia de Fenalaw. O programa, transmitido diretamente da maior feira jurídica do Brasil para o canal da Secional no YouTube, contou com a participação de mais de 10 convidados e apresentação dos conselheiros Afonso Pacileo, Bruna Bezerra, Eduarda Chaves e Ezequias Assis.
Silvana Brisola, coordenadora do plantão de prerrogativas da OAB SP, foi a primeira entrevistada do dia, seguida de Juliana Pacheco, vice-presidente da 28ª Turma do TED (Tribunal de Ética e Disciplina), em São Paulo, e especializada em marketing jurídico.
O tema, muito atual e amplamente abordado em projetos como o Turbinando a Carreira e a Aceleradora de Escritórios, é exemplo concreto do que são os novos mercados no segmento do Direito. O mesmo foi apontado em bate-papos relacionados à inteligência artificial, entretenimento, planejamento financeiro e de investimentos e muitos outros.
Segundo a especialista, falar sobre empreendedorismo no contexto da advocacia foi, por décadas, um tabu. Atualmente, porém, é uma necessidade constatada. “Ainda existem lacunas de conhecimento, mas nosso papel aqui é disseminar informação. Por exemplo: muitos confundem marketing com mercantilização. Essa, sim, é proibida na advocacia e objeto de análise no TED. O marketing é estratégia e crescimento”, disse Juliana Pacheco.
O Direito da Moda, recentemente incorporado às Comissões Especiais da OAB SP, também foi objeto de debate no podcast. Flávia Nascimento, presidente da Comissão de Direito da Moda da Secional, compartilhou dados animadores, que colocam o meio fashion como importante segmento em expansão.
De acordo com ela, a indústria em questão é a segunda maior em termos econômicos no Brasil - atrás apenas do setor de bebidas e alimentos. “Engana-se quem pensa que moda é apenas roupa e sapato. Estamos falando de cosméticos, automobilismo e muito mais. E, aqui, o óbvio se aplica: se há crescimento de demanda, há geração de empregos, contratos, acordos internacionais e, consequentemente, respaldo jurídico”, ressaltou Nascimento.
De olho no digital
Para mostrar que conhecimento nunca é demais, Isabela Castro de Castro, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, deixou as expectativas de lado e, em sua participação no podcast Universo OAB SP Talks, também nesta quinta-feira (24), abordou um assunto novo e diretamente atrelado a todas as áreas do Direito: o Direito Digital.
“Seja qual for o seu campo de atuação, perceber que o público virtual é uma realidade e, ainda, que muitos vivem única e exclusivamente através das redes é uma necessidade. Por isso, precisamos ter transparência no mundo digital e dar mais atenção às discussões iniciadas no Senado. Afinal, esse é o futuro. Do mundo e da nossa profissão”, disse de Castro.
Quem também passou pelo estande da Ordem paulista na Fenalaw foi Flávio Tartuce, presidente da ESA SP (Escola Superior da Advocacia). “Esse projeto diz muito sobre tudo o que acreditamos. A OAB SP tem acreditado no poder da educação e da informação como fontes de transformação. Não à toa, temos quase 300 mil inscrições já realizadas em cursos online e muitos módulos gratuitos à disposição da advocacia. Conheçam a ESA e aproveitem. Isso tudo é para vocês”, finalizou.
Acompanhe!
Também participaram do segundo dia do podcast Universo OAB SP Talks Caio Santos, especialista em Jurimetria e Inteligência Artificial; Denilso Martins e João Marcelo Kara, consultores de investimento; Rodrigo Karpat, presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB SP; Pedro Iokoi, doutor em Direito Processual Penal e especialista em gestão de escritórios; Adalberto Martins, desembargador aposentado do TRT-SP; Thaiza Nogueira, consultora jurídica; Rayane Proença, membro da OAB Sorocaba; e Thalita Dorea, especialista em LGPD.
O projeto de entrevistas ao vivo na Fenalaw, transmitido diretamente do estande da Secional pelo canal da OAB SP no YouTube, continua até sexta-feira (25), com convidados inéditos e muito bate-papo jurídico. Inscreva-se e acompanhe.