O segundo dia de palestras da Fenalaw 2024 teve como destaque, em seu encerramento, o painel “Marketing Insights: Aprenda com os grandes gestores de marketing como eles desenvolveram suas áreas e são hoje partes importantes do negócio do escritório”.
A conversa contou com três profissionais de grandes escritórios convidadas para debater o assunto: Patrícia Schiaveto, gerente de marketing do Machado Meyer Advogados; Ive Lima, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios do Mattos Filho; Mirela Saár, managing partner do Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados; a mediação ficou por conta de Andréia Gomes, sócia-fundadora da AGomes Marketing e desenvolvimento de negócios da LALMA (Latin America Legal Marketing Alliance).
As especialistas iniciaram o painel falando sobre suas carreiras e trajetórias dentro de cada escritório, antes de trocarem experiências. Patrícia Schiaveto e Ive Lima são profissionais com formação em comunicação, assim como a mediadora Andréia Gomes, enquanto Mirela Saár possui formação em Direito. Feitas as apresentações, Patrícia Schiaveto iniciou as observações lembrando do seu começo no escritório, quando as coisas eram menos profissionais. “Só com o tempo fomos trazendo uma profissionalização muito parecida com a de uma grande empresa, com gestão organizada, processos definidos e governança. Hoje somos um departamento de comunicação com quase 30 pessoas”, explicou.
“Não tem modelo certo e nem errado de comunicação, tem o modelo certo para a estratégia que está sendo escolhida. Do mesmo jeito que as métricas. Cada escritório vai ter a métrica adequada à sua atuação”, acrescentou Andréia Gomes.
Mirela Saár comentou sobre parâmetros e as diferenças de cada sociedade e apresentou desafios que ainda permeiam a comunicação dos escritórios, como encontrar profissionais de comunicação e marketing interessados em trabalhar com Direito e com conhecimento na área. “O segundo grande desafio para quem está na área de comunicação e marketing é ter clareza do objetivo que o escritório está buscando. E isso, às vezes, não está claro para os sócios. O profissional de comunicação tem de conhecer o planejamento estratégico do escritório, para a partir daí desenhar a comunicação”, acrescentou.
Ive Lima complementou a ideia. “Nesse sentido, acredito que as perguntas têm de ser feitas. Chamar o sócio e perguntar exatamente qual é o objetivo dele com aquele pedido. Porque a comunicação depende do objetivo, mas saber fazer as perguntas é importante, porque o chefe não sabe exatamente como comunicar.”
As especialistas também falaram sobre o desconhecimento dos profissionais de Direito no uso de redes sociais e até de websites como ferramenta de marketing. Também responderam a algumas perguntas da plateia, entre elas sobre como trabalhar o marketing sem esbarrar na limitação da propaganda. “Essa talvez seja fácil: no nosso segmento jurídico, a expertise dos advogados é o conteúdo. Falar de inteligência jurídica não é propaganda, é um compartilhamento de informação”, comentou Patrícia Schiaveto. “Até se não existisse o regulamento, o que o advogado tem para oferecer é o que pode oferecer”, arrematou Andréia Gomes.