Coaching jurídico, práticas ESG (sigla que engloba conceitos Ambientais, Sociais e de Governança) e gestão de pessoas. Esses foram alguns dos muitos temas abordados nesta sexta-feira (25), durante o último dia do podcast Universo OAB SP Talks.
O projeto de entrevistas, transmitido diretamente da 21ª Fenalaw para o canal da Secional no YouTube, reuniu, em três dias de feira, quase 40 convidados e 10 horas de conteúdos fundamentais para o futuro da profissão. A começar pelas mudanças culturais no Direito.
Fernanda Tartuce, coordenadora da ESA SP (Escola Superior da Advocacia de São Paulo) e doutora em Direito Processual, destacou em sua participação a importância das mediações e conciliações no mundo moderno, além das diversidades de entendimento da Lei. Para ela, “somos condicionados a pensar na aplicação concreta da Lei, com base na ideia de que existem normas para todos os tipos de problemas. Mas, na verdade, não há gabaritos para situações complexas. Entender a lógica dos meios consensuais é, também, promover a inclusão de novas opções e incentivos”, ressaltou.
E por falar em inclusão, Dione Almeida, secretária-geral adjunta da Ordem paulista, abriu a sequência de entrevistas promovida pelo podcast Universo OAB SP Talks no período da tarde com pautas relacionadas à paridade de gênero, raça e ações de integração.
“Para falar sobre esse tema, precisamos partir da premissa que sexo é, sim, um obstáculo de acesso à Justiça. E é por isso que a OAB SP tem trabalhado muito para proporcionar mais debates relacionados à igualdade de gênero e de raça. A advocacia negra nunca havia ocupado espaços plurais como está agora. Então, precisamos continuar criando honrarias, feiras de empregabilidade e iniciativas que reforcem a necessidade de instituições respeitosas e tudo o que estiver ao nosso alcance”, completou Dione Almeida.
Crescimento de 40%
Dentre as muitas salas de atendimento, estandes inovadores e painéis de discussão promovidos na Fenalaw 2024, Maria Juliana Barbosa, CEO da maior feira jurídica da América Latina, escolheu citar o uso da tecnologia e a gestão de pessoas nos escritórios como os dois principais assuntos desta edição. A afirmação feita ao podcast Universo OAB SP Talks foi explicada como “decisiva para o empreendedorismo jurídico brasileiro”.
De acordo com ela, a Fenalaw, criada há 21 anos para um público de aproximadamente 200 pessoas, cresceu 40% entre 2023 e 2024 e, hoje, recebe mais de 14 mil visitantes inscritos - a maioria interessada em conhecer o que existe de moderno e eficiente no meio jurídico.
“O mundo pós-pandêmico trouxe a necessidade dos escritórios de advocacia se reinventarem e aderirem ao novo. E, nesses três dias de feira, conseguimos enxergar que a tecnologia é uma realidade possível para todos, com diferentes aportes e investimentos financeiros. Ela é adaptável e necessária. Mas, é claro: precisa saber ser operada. É por isso que a gestão de pessoas é tão importante”, finalizou Maria Juliana.
O terceiro dia do podcast Universo OAB SP Talks, exibido ao vivo pelo canal da Secional no YouTube, também contou com a participação de Luciano Gurgel, economista especialista em ESG; Nehemias Melo, professor da ESA; Rodrigo Hermida, vice-presidente da Thomson Reuters; Dayene Brugiolo, gerente comercial da Thomson Reuters; Fábio Santana, presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB SP; Marco Aurélio Júnior, vice-presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OAB Nacional; Ísis Fontenele, mestra em gestão de pessoas e consultora em gestão de serviços; Erika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia do DF; e Adriana de Oliveira Santos Velozo e Luís Henrique do Amaral Vinha, participantes do programa Aceleradora de Escritórios.