Meio Ambiente

11 de novembro de 2024 - segunda

Direito Ambiental e do Clima: OAB SP participa da COP29, no Azerbaijão

Rosa Ramos, presidente da Comissão de Meio Ambiente, vai mediar painel sobre convergência de interesses público-privados na agenda climática


 

Rosa Ramos já está no Azerbaijão para a COP29. Foto: Divulgação/ OAB SP

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) vai participar da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, na cidade de Baku, capital do Azerbaijão. O evento, que começa nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de novembro, deve reunir representantes de quase 200 países em discussões sobre as mudanças climáticas e políticas globais para conter seus avanços. A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosa Ramos, vai mediar o painel intitulado "Como Convergir os Interesses das Instituições Públicas e Privadas para Agenda Climática e de Resiliência", no dia 20 de novembro, no Hub Amazônia, dentro da área diplomática do evento.

Esta é a terceira vez consecutiva que a OAB SP participa da COP: Rosa Ramos integrou a comitiva brasileira em Sharm el-Sheikh, no Egito, para a COP 27 (2022), e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a COP 28 (2023). Neste ano, além da presidente da Comissão, também participam da Conferência no Azerbaijão as advogadas Cintia Donato, Coordenadora da área de Mercado de Carbono, Regulação Ambiental e Assessoria Internacional da Comissão de Meio Ambiente; Renata Franco, membro da Comissão; e Josilene Ferrer, membro colaboradora.

O painel mediado por Ramos abordará a necessidade de integrar esforços entre os setores público e privado para enfrentar os desafios climáticos e promover resiliência diante dos impactos cada vez mais intensos e frequentes das mudanças climáticas, conforme apontado no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2023. Segundo o relatório, a atividade humana está acelerando a degradação ambiental e afetando diretamente a vida no planeta, exigindo ações coordenadas para reduzir os riscos e construir um futuro sustentável.

Durante o painel, serão discutidas estratégias para que as instituições, empresas e a sociedade civil possam contribuir para a implementação de práticas adaptativas e sustentáveis. Rosa Ramos reforça a importância do envolvimento da OAB SP e demais entidades privadas na Conferência, devido à repercussão em obrigações para os países signatários, incluindo o Brasil. “Para a OAB SP, é extremamente relevante a participação, afinal de contas, todas as entidades privadas devem estar presentes nessas conferências. Isso reverbera em obrigações dos países aderentes às convenções e permite que a sociedade civil e o setor privado contribuam para a efetividade das políticas públicas”, afirma a presidente da Comissão.

 

Para Rosa Ramos, participação de entidades privadas, como a OAB SP, na COP29 é extremamente relevante. Foto: Divulgação/ OAB SP

A moderadora Rosa Ramos estará acompanhada de um grupo de palestrantes experientes: José Renato Nalini (Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do município de São Paulo); Gabriel Wedy (IDPV - Instituto Direito por um Planeta Verde); Rogério Menezes (presidente da ANAMMA SP); Ana Luci Grizzi (Ernst & Young); Eneas Xavier (La Clima); Isabel Ferreira (AYA Earth Partners); Renata Franco (UBAA – União Brasileira de Advogados Ambientais); David Canassa (Reservas Votorantim); e Carina Dolabella (chefe da Assessoria de Mudanças Climáticas e Relações Internacionais da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo).

O painel visa fomentar uma colaboração mais próxima entre setores e reforçar como a convergência de interesses pode fortalecer a capacidade de adaptação das empresas e das comunidades locais. A presidente da Comissão afirma que este cenário de mudanças climáticas demanda diferentes áreas do Direito, para além do Direito Ambiental, como Direito Internacional, Direito Securitário e Direito do Clima, que deve se intensificar como novo nicho profissional nos próximos anos. 
 

Painel moderado pela presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP será realizado dia 20, no Hub Amazônia, na área diplomática do evento. Foto: Divulgação/ OAB SP

pub

Mais Notícias




pub
pub