A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) marcou presença na comemoração dos 150 anos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), em evento realizado na noite de segunda-feira (11), no Theatro São Pedro, na capital. A cerimônia celebrou o legado do IASP, fundado em 1874 com a missão de promover o avanço do estudo e da prática da Ciência Jurídica no Brasil.
A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini representou a entidade na solenidade, integrando a mesa de autoridades que foi presidida por Renato Mello Jorge Silveira, presidente do IASP, e na qual também estiveram presentes Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP); Renato Aparecido, superintendente estadual dos Correios; Maria Cristina Zucchi, desembargadora do TJSP e conselheira do IASP; Enio Luiz Rossetto, Presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM); Ivette Senise Ferreira, ex-presidente e conselheira nata do IASP; Fábio Prieto de Souza, secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, representando o Governador, Fernando José da Costa, secretário municipal da Justiça de São Paulo; André Almeida Garcia, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); e Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Renato de Mello Jorge Silveira abriu a solenidade saudando todos os presentes e fez um resgate de momentos marcantes da trajetória da história do instituto, pontuando que ele se consolidou como uma das principais referências nacionais no aprimoramento do Direito. "Defendemos a valorização da advocacia e o fortalecimento de princípios constitucionais que sustentam o Estado Democrático de Direito", comentou.
Silveira destacou a relevância do centenário do Tribunal de Justiça de São Paulo, que também completa 150 anos. E, em sua fala, ainda fez referência à presença de Patrícia Vanzolini, comentando sobre a importância de haver colaboração entre as entidades da advocacia paulista e que isso "fortalece o Direito e a defesa dos valores democráticos, fundamentais para a Justiça no país”, ressaltou.
Durante o evento, o IASP homenageou o Tribunal de Justiça de São Paulo com o Prêmio Barão de Ramalho, concedido pelo Conselho do Instituto, que coincidentemente ocorre no mesmo ano do sesquicentenário do TJSP. A honraria visa enaltecer instituições que desempenham um papel fundamental para a sociedade e para o sistema judiciário brasileiro.
A cerimônia contou, ainda, com o lançamento simbólico do Selo Comemorativo dos 150 anos do IASP, uma parceria com os Correios, que celebra a trajetória histórica do Instituto.
Os diretores, conselheiros e presidentes de comissões de estudos do IASP também foram homenageados com diplomas e receberam o selo comemorativo, destacando sua contribuição à instituição.
Na continuidade das celebrações do sesquicentenário, o IASP realizará novas sessões solenes, previstas para o dia 27 na Câmara Municipal de São Paulo e no dia 29, na Assembleia Legislativa de São Paulo.