Eleições 2024

12 de novembro de 2024 - terça

Apresentação pública das Eleições OAB SP 2024 demonstra processo de segurança e integridade do pleito

Comissão Eleitoral da OAB SP, Webvoto e empresas auditoras contratadas foram responsáveis pelas demonstrações

OAB SP realiza apresentação pública da eleição online e tira dúvidas da advocacia sobre o primeiro pleito 100% online realizado pela Ordem paulista. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

A advocacia paulista se prepara para escolher, no dia 21 de novembro, seus representantes de Secional e das Subseções da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) de forma totalmente online. Como parte do processo de lisura das eleições, a Ordem paulista sediou, nesta terça-feira (12), o evento de apresentação pública do sistema de votação online, na presença da Comissão Eleitoral, Webvoto e das empresas auditoras - The Perfect Link e MLegate.

Ao adotar o pleito no formato online pela primeira vez, a OAB SP passa a integrar, junto a outras 14 Secionais, o grupo que realiza eleições utilizando o sistema da Webvoto, empresa homologada pelo Conselho Federal para realização de tal processo. “O propósito destas eleições é permitirmos o acesso democrático do maior número de advogados (as) a esse momento tão importante, que é de decidir os dirigentes da nossa entidade”, destacou a presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini.

Com 320.918 advogados aptos a votar, seis chapas inscritas para a disputa das eleições da Secional e 386 chapas concorrentes às eleições das 257 subseções, a advocacia paulista pôde acompanhar com detalhes e tirar dúvidas sobre o sistema utilizado neste pleito e todas as suas etapas de segurança e transparência. “Nós esperamos que a Ordem dê o exemplo com uma participação maciça dos colegas, é importante que todos compareçam. Nós só teremos legitimidade para cobrar os nossos dirigentes, se nós começarmos a exercer o direito ao voto”, disse o presidente da Comissão Eleitoral da OAB SP, Marcio Kayatt.

Caroline Fortunato, diretora-executiva da Webvoto, destacou que, entre os pilares da votação online, estão a unicidade, a integridade e o sigilo do voto. E para garantir que o processo siga tais fundamentos, Alexandre Swioklo, diretor de tecnologia da mesma empresa, explicou sobre a infraestrutura do sistema desde o momento em que o(a) advogado(a) inicia a sua votação.
 

Evento contou a participação de representantes da Comissão Eleitoral, da Webvoto e das empresas auditoras do processo eleitoral online. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

Utilizando de exemplo uma urna física, o profissional detalhou que a urna online é lacrada, no dia anterior à Eleição, com uma chave que fica em posse da Comissão Eleitoral. Essa chave é única e será utilizada pela Comissão para a abertura da urna e apuração dos votos no momento em que todas as mesas de apoio já tiverem encerrado a votação. Outro fator de segurança da votação é o número da chave pública do servidor, que ficará em poder das empresas auditoras e será utilizado para a conferência do dado no momento da apuração dos votos. “Uma vez feito esse processo, realizado no dia anterior, é gerada a zerésima em uma cerimônia que comprova que a urna não tem nenhum voto, e aí sim nós podemos começar o processo eleitoral”, pontuou Swioklo.

Quanto aos votos de cada advogado(a), Swioklo explicou que o processo de individualização dos votos se inicia na autenticação de duplo fator. “Ao receber o voto, o servidor eletrônico da Webvoto vai separá-lo, checar se está encriptado com a chave esperada e o sistema insere duas assinaturas neste voto. Com uma encriptação e duas assinaturas, o voto é depositado na urna. No mesmo momento em que o voto é depositado na urna, o servidor também destaca uma parte do pacote recebido, guarda no banco de dados para saber que esse eleitor já votou e devolve o comprovante para o(a) eleitor(a)”, explicou o diretor de tecnologia da empresa. No site da OAB SP, é possível conferir um vídeo tutorial que explica o passo a passo do processo de votação pelos eleitores.

Em caso de dificuldades para votar ou quaisquer outros tipos de problemas enfrentados durante a votação, a advocacia paulista terá à disposição mesas de apoio localizadas nas 257 Subseções do estado. A votação nas Subseções também será realizada de forma totalmente online, contando apenas com o auxílio de colaboradores treinados para orientação dos eleitores.

O evento também abriu espaço para que presentes e o público que assistia à transmissão online do evento pudessem tirar dúvidas. Entre as questões levantadas, Kayatt explicou que, após o encerramento da votação em todas as mesas, dentro de 20 minutos devem ser proclamados os resultados. “O resultado da eleição para a Secional será divulgado em uma sessão pública, presidida por mim, e os resultados das eleições das 257 Subseções serão disponibilizados no site das eleições e da OAB SP”, respondeu o presidente da Comissão Eleitoral.

Para encerrar, Kayatt enfatizou a proibição da boca de urna no dia das eleições e desejou eleições transparentes à Ordem paulista. “Quem vai fazer desta eleição uma festa da democracia somos nós advogados. No dia 21, espero que cada um, de forma livre, soberana, pegue o seu celular, pegue o seu computador, seu certificado digital e vote naquele que acha que vai ter melhor condição de defender as nossas prerrogativas, uma advocacia cada vez mais forte e firme”, finalizou.

Estiveram presentes na mesa de composição do evento as seguintes autoridades: Carla Nicolini, vice-presidente da Comissão Eleitoral; Vitor Felix, coordenador da Comissão Eleitoral; Monica Senatore, co-coordenadora da Comissão Eleitoral; Dennis Martini, TI da Comissão Eleitoral; Vanessa Alvim, gerente de projetos da Webvoto; Fernando de Pinho Barreira, auditor da The Perfect Link; e Amauri Gonçalves Santos, auditor da MLegate

Confira a transmissão completa da Apresentação Pública da Eleição Online OAB SP 2024 no canal do YouTube da OAB SP.


pub

Mais Notícias