Institucional

11 de dezembro de 2024 - quarta

Cerimônia de entrega da 2ª edição da Medalha Esperança Garcia acontece nesta sexta-feira (13)

Honraria reconhece o trabalho de advogadas em defesa da Justiça e dos Direitos Humanos, e também celebra o Dia da Mulher Advogada


A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realiza nesta sexta-feira (13), a cerimônia de entrega da 2ª edição da Medalha Esperança Garcia. O evento acontece a partir das 18h, na sede da Secional.

Instituída em 2023, a honraria regular o trabalho de advogadas que se destaca em diversas áreas do Direito, e na promoção da igualdade e da Justiça social, em conexão ao Dia da Mulher Advogada, realizada em 15 de dezembro.

A secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, foi relatora do voto para instituir a premiação anual, uma materialização do reconhecimento da mulher negra Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil.

A premiação leva o nome de Esperança Garcia, reconhecida como a primeira mulher advogada do Brasil, que, em 1770, escreveu uma carta ao governador da Capitania do Piauí denunciando violências e reivindicando direitos para mulheres e crianças escravizadas.

Os profissionais são escolhidos a partir de planejamento realizado por comissões da OAB SP e entidades externas, nas seguintes categorias:

* Direitos Civis
* Direito Constitucional 
* Direito Penal 
* Direitos das Mulheres 
* Direitos Humanos 
* Direitos Humanos do Trabalho 
* Igualdade Racial 
* Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

As comissões da OAB SP envolvidas na premiação são: Advocacia Trabalhista, Diversidade Sexual e de Gênero, Igualdade Racial, Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, Mulheres Advogadas, Direito Civil/Família e Sucessões, Direito Constitucional, Direito Penal e Direitos Humanos.  

Também há participação de entidades externas: Associação Brasileira das Mulheres LBTIs, Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual (GADVS), Instituto da Advocacia Negra Brasileira (IANB), Movimento Elo – Incluir e Transformar, Movimento Mulheres com Direito, e Paridade de Verdade Nacional.

Para garantir a inclusão, pelo menos 30% das finalistas e premiadas serão mulheres negras, reafirmando o compromisso da OAB SP com a igualdade racial e de gênero.

A Medalha Esperança Garcia é muito mais que uma premiação – é um símbolo do compromisso da advocacia com a inclusão, a Justiça e os Direitos Humanos. 


Clique aqui para conferir o edital 2024 da premiação. 
Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para participar da cerimônia
 

SERVIÇO
Cerimônia 2ª edição da Medalha Esperança Garcia
Data: sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Horário: 18h 
Local: Sede da OAB SP (Rua Maria Paula, 35)
 


pub

Mais Notícias




pub
pub