IASP

11 de fevereiro de 2025 - terça

OAB SP prestigia posse da nova diretoria do IASP para o triênio 2025-2027

Evento realizado na noite de segunda-feira (10) marcou a transmissão do cargo de presidente para Diogo Leonardo Machado de Melo


A nova diretoria do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) tomou posse na noite da última segunda-feira (10), em cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. A solenidade reuniu representantes da advocacia e do meio jurídico, com destaque para a presença da diretoria da OAB SP, incluindo o presidente Leonardo Sica, a vice-presidente Daniela Magalhães, o tesoureiro Alexandre de Sá Domingues, a secretária-geral Adriana Galvão e a secretária-geral adjunta Viviane Scrivani.  

O ex-presidente Michel Temer e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia, também estiveram presentes na cerimônia.

Na ocasião, Renato Silveira encerrou sua gestão como presidente do IASP e passou o comando da instituição para Diogo Leonardo Machado de Melo, eleito para o triênio 2025-2027. A nova diretoria é composta ainda por Marina Pinhão Coelho de Araújo (vice-presidente), Luiz Antonio Alves de Souza (diretor administrativo), Paula Tonani de Carvalho (diretora financeira), Heidi Rosa Florencio Neves (diretora cultural) e Milton Flávio de Almeida Camargo Lautenschläger (diretor de comunicação).

A cerimônia também marcou a entrega do Prêmio Barão de Ramalho ao advogado José Carlos Dias, reconhecido por sua atuação na defesa dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura militar e no processo de redemocratização do país. A homenagem foi conduzida pelo jurista Miguel Reale Júnior. Também houve posse de novos associados do IASP, realizada pelo novo presidente da instituição.
 

Renato Silveira fez um balanço de sua gestão à frente do IASPe ressaltou a importância da OAB SP na defesa da advocacia e do Estado Democrático de Direito. Ele mencionou o presidente Leonardo Sica e a vice-presidente Daniela Magalhães, destacando suas atuações na Ordem paulista e o compromisso da entidade com toda a classe advocatícia. 


O novo presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, afirmou que a instituição seguirá firme em seu papel de órgão consultivo e de fomento ao ensino jurídico, sempre com inovação e respeito à ética profissional. Ele também reforçou a importância do diálogo com a OAB SP, destacando que a parceria entre as entidades é essencial para o fortalecimento da advocacia.   @@O advogado José Horácio Halfeld saudou a nova diretoria e desejou sucesso na condução dos trabalhos. Já Antonio Cláudio Mariz de Oliveira defendeu, em sua fala, a importância da sustentação oral nos tribunais como instrumento fundamental para a ampla defesa e o devido processo legal. “Diante das recentes mudanças no sistema de Justiça, será que ainda estamos realmente sendo ouvidos? Será que, ao enviarmos documentos escritos e nos adaptarmos a um novo modelo processual, estamos permitindo que os ministros atuem como meros revisores, sem o devido espaço para o contraditório? Certamente, nem, advogados, nem eles, magistrados, estamos sendo ouvidos nós. A sustentação oral está desaparecendo. Meu Deus, a sustentação oral está indo”, disse  @@. o presidente da OAB SP, Leonardo Sica, ressaltou que a instituição “reforça seu compromisso com a advocacia paulista e com a valorização do Direito, da ética e da democracia, consolidando a parceria entre o Instituto e a Ordem paulista, em prol da classe e da sociedade”.


pub

Mais Notícias




pub
pub