24 de março de 2025 - segunda

1º Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa

CRIANDO JUNTAS: O PODER DA COLETIVIDADE


O Conselho Nacional de Justiça em conjunto com os Tribunais de Justiça do Distrito Federal, do Acre, do Maranhão, de Minas Gerais e de Sergipe realiza, entre os dias 19 a 21 de março,  o 1º. Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília.  

Esse encontro reuniu mais de 300 mulheres, de todo o país, que transformam o sistema de justiça com práticas restaurativas.

A OAB/SP esteve presente com a participação da Dra. Carla Boin, presidente da Comissão Especial de Justiça Restaurativa, que foi convidada para contar sobre sua participação na elaboração da Carta de Araçatuba.

Há 20 anos, Dra Carla Boin participou da organização do I Simpósio Brasileiro de Justiça Restaurativa: Um braço da Cultura de Paz na Justiça, nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2005, na cidade de Araçatuba, ocasião em que foi elaborada a “Carta de Araçatuba”, a qual representa um marco na história da Justiça Restaurativa no Brasil.

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.

Quando mulheres se encontram, algo poderoso acontece. No cruzamento de histórias, experiências e sonhos, nasce a força da coletividade. É nessa conexão que o “Mulheres Criando Juntas” se firma: um espaço de troca, reconhecimento e fortalecimento da Justiça Restaurativa pelas mãos, vozes e corações das mulheres que a constroem no Brasil.

Programa:

Mesa de Abertura
Realização
TJ do ACRE
Desa. Waldirene Cordeiro - Supervisora de Justiça Restaurativa – Acre

TJ de Maranhão e ESMAM = Escola da Magistratura do Maranhã
Desa. Sônia Amaral - Diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão

TJ Distrito Federal
Dra. Marília Garcia Guedes - Juíza Auxiliar da Segunda Vice Presidência

TJ de Minas
Desa. Mariangela Meyer - Coordenadora-Geral do Comitê de Justiça Restaurativa - COMJUR - TJ Minas Gerais

TJ de Sergipe
Juíza Hercília Maria Fonseca Lima Brito - Coordenadora do CEJUSC e MEMBRO do NUPEJURE – Sergipe

CNJ = Conselho Nacional de Justiça

Conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira de Freitas
Conselheira do CNJ, Renata Gil Alcântara Videira
Juíza Auxiliar da Presidência, Katia Herminia Martins Lazarano Roncada
Juíza Auxiliar da Presidência, Luciana Lopes Rocha


pub

Mais Notícias




pub
pub