eproc

25 de março de 2025 - terça

OAB SP inicia programa de capacitação para uso do eproc

Transição para novo sistema que substitui o eSAJ começa em 31 de março


A migração para o sistema eproc no Judiciário paulista começa em 31 de março. A nova plataforma, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para modernizar o sistema de processo eletrônico, vai substituir, gradualmente, o eSAJ. A novidade promete celeridade e praticidade no dia-a-dia da advocacia, mas é preciso que os profissionais do Direito tenham conhecimento da nova interface. Por isso, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) organizou um programa para capacitação de todos os advogados e advogadas do Estado.

O programa foi iniciado na última sexta-feira (21), com a capacitação na ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB SP de advogados e advogadas, em grupo de 56 profissionais  indicados para se tornarem multiplicadores do conhecimento. "A motivação da OAB SP ao promover o treinamento para o sistema eproc é, como sempre, levar o que há de melhor para a advocacia. Não poderíamos ficar de fora dessa transição, que, embora desafiadora, representa um avanço significativo. O eproc supera as limitações do e-SAJ, que enfrentava problemas de estrutura, e traz recursos que facilitarão o dia a dia dos advogados", comenta Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro da Ordem paulista e coordenador do projeto.

A primeira etapa, de capacitação dos multiplicadores, na ESA, contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP): Paula Naval, Felipe Albertini Nani Viaro e Bruno Moratti, além dos conselheiros da OAB SP, Leopoldo Luis Lima Oliveira, Rodrigo Prates e Natália de Vincenzo Soares Martins; e da diretora de inovação e tecnologia da OAB MG, Glaucia Camargos Campolina Ferreira.

A segunda fase do programa implica em levar, por meio desses 56 multiplicadores, cursos de utilização do eproc a cada a todas as subseções do estado. “A plataforma foi desenvolvida para simplificar e agilizar a rotina profissional e embora a migração possa gerar receios, quando apresentamos o sistema na prática, os advogados e advogadas percebem que o eproc veio para eliminar gargalos e oferecer soluções efetivas no dia a dia da advocacia", afirma Alexandre Fanti, presidente da OAB Santo Amaro e responsável pela capacitação dos multiplicadores.

Os cursos oferecidos nas subseções terão duração aproximada de 3 horas e poderão ser acessados a partir do Anuidade de Volta, da OAB SP. Além disso, o programa OAB Vai até Você levará oficinas de cerca de 1 hora, sobre o novo sistema às regiões atendidas.

Acompanhe a programação de eventos da sua cidade para participar dos cursos e oficinas, para aproveitar integralmente as vantagens e melhorias oferecidas pelo novo sistema adotado pela Justiça de São Paulo.
 


pub