Mês da Mulher

31 de março de 2025 - segunda

Programa ‘Tem Saída’ tem convênio renovado e amplia apoio a mulheres em situação de violência

Leonardo Sica assinou o termo de renovação ao lado do prefeito Ricardo Nunes

A OAB SP participou nesta segunda-feira (31), na sede da Prefeitura de São Paulo, da assinatura do convênio do programa “Tem Saída”, política pública que visa prover autonomia financeira às mulheres em situação de violência doméstica e familiar por meio de sua inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o presidente Leonardo Sica, a Secional Paulista, além de estrutura, vai oferecer pessoas para auxiliar no atendimento às mulheres que procurarem o projeto. “Colocamos à disposição o que temos de melhor, uma rede de recursos humanos com milhares de advogados e advogadas no estado de São Paulo, trabalhando gratuitamente para sensibilizar e conscientizar. Além da nossa estrutura na capital de São Paulo para atender as mulheres desse programa, são 13 subseções com mais de 50 equipamentos que vão estar abertos para atendimento”, destacou.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da cooperação entre instituições para concretizar políticas públicas eficazes. “Quando iniciamos um trabalho coletivo para tornar as ações efetivas é fundamental contar com a participação de todos nisso, da OAB, Defensoria e Tribunal. Vamos avançar juntos para garantir melhores condições para essas mulheres”, afirmou.

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, Maíra Recchia, destacou o entusiasmo em integrar o acordo de cooperação e ressaltou o impacto do projeto na vida de muitas mulheres em São Paulo. “Sabemos que, infelizmente, a violência não tem classe social, mas, quando pensamos na população menos favorecida, são iniciativas como essa que realmente transformam realidades e impactam vidas. Com esse projeto, essas mulheres terão a oportunidade de alcançar sua independência financeira”, pontuou.


Sobre o programa

O “Tem Saída” é uma política pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e a OAB SP.

As mulheres podem ser encaminhadas ao programa por meio do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacias. Após essa triagem, são direcionadas aos postos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para participar de processos seletivos exclusivos, conduzidos por profissionais treinados para oferecer suporte adequado às vítimas.

Com a renovação do convênio, o programa reforça seu compromisso de ampliar oportunidades e fortalecer a autonomia das mulheres, promovendo um caminho seguro para a reconstrução de suas vidas.

 


pub